Na última quinta-feira (12) a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) sediou a primeira reunião ordinária de 2012 do Conselho Municipal de Economia Solidária (CMES). As reuniões acontecem nas primeiras quintas-feiras de cada mês. Excepcionalmente neste, ocorreu uma alteração no calendário devido à chegada de um navio no Porto de Maceió, onde o Conselho e outras entidades do segmento mantêm o projeto “Economia Solidária no Porto” que expõe produtos artesanais.
O CMES é composto por doze membros, com direito a voto, na proporção de quatro representantes do poder público municipal, quatro dos empreendimentos de Economia Solidária e quatro das entidades de assessoria e fomento à Economia Solidária. Presidido atualmente por Jairo José Silva, o Conselho busca visibilidade perante as autoridades e a sociedade com o objetivo de tornar pública a existência do novo segmento da economia em Maceió.
Na ocasião, foram discutidas as próximas ações para a execução da Feira “ExpoSolidária”, que irá acontecer todos os domingos, das 9h às 18h, na Av. Silvio Viana, principal da orla, no bairro Ponta Verde. E a criação, no último dia 10, de um fundo solidário, onde cada expositor do Porto e/ou da Feira contribui com 5%, da venda de cada exposição, para ajudar nas necessidades das mostras.
A realização da Feira conta com a participação do Conselho Municipal, do Fórum Alagoano de Economia Solidária (FAES) e do Fórum de Economia Solidária Metropolitano e Litoral Norte/AL (FESOM) e com o apoio da Semtabes.
Localizado na parte fechada da praia e próximo à Feirinha do Artesanato, o espaço ofertado pela Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) conta com três tendas na medida 4 x 4 e ampara o projeto que é fruto da organização de trabalhadores na construção de novas relações econômicas e sociais.
A previsão para o início do projeto é em 22 de janeiro e contará com a apresentação de produtos artesanais e alimentícios feitos por doze empreendimentos, que atuam no segmento, que serão divulgados no Diário Oficial do município.