Rio vai ganhar "UPPs do crack" este ano

13/01/2012 00:00 - Brasil/Mundo
Por Redação

Para combater a expansão do crack no Rio de Janeiro, os locais de consumo da droga vão receber bases do mesmo modelo das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). A intenção é montar postos permanentes de atendimento aos dependentes químicos nas cracolândias da cidade.

Segundo a SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) o local ainda será definido com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. O projeto deve será implantado ainda no primeiro semestre de 2012.

Os recursos para a implantação do projeto virão do plano de enfrentamento ao crack do governo federal. Ao todo, devem ser investidos R$ 4 bilhões até 2014 no programa Crack, Vencer é Possível, anunciado no dia 10 de janeiro. O Estado do Rio vai ser o primeiro do Brasil e receber ações do programa.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Betlhem, entre as outras ações já acertadas estão: abertura de mais 80 vagas em abrigos especializados no tratamento da dependência química e o fortalecimento das equipes dos 14 Centros de Referência Especializados da Assistência Social.

Ações nas cracolândias

A SMAS realizou uma operação de acolhimento e de combate ao crack na manhã desta quinta-feira (12), em Madureira, zona norte do Rio, onde foram recolhidos 49 usuários de crack. A ação começou por volta de 7h e contou com o apoio do Batalhão de Rocha Miranda (9º BPM). As equipes percorreram as ruas do bairro e intensificaram as buscas na área do Mercadão de Madureira, além da comunidade do Cajueiro e seu entorno.

Com os usuários de drogas foram apreendidas muitas facas e canivetes.

Desde o início das operações de combate ao crack na cidade, em março de 2011, a secretaria já realizou 3.332 acolhimentos (2.849 adultos e 483 crianças e adolescentes).

Os adultos acolhidos na operação serão encaminhados para a Unidade Municipal de Reinserção Social, em Paciência, após passarem por um processo de identificação na polícia.

Crack com foto de jogador

Na quarta-feira (11), policiais da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) apreenderam 40 papelotes de pedras de crack com a foto do jogador Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, na favela do Jacarezinho, na zona norte.

As drogas foram encontradas durante operação da secretaria. Ao todo, 80 adultos e oito adolescentes foram apreendidos.

A ação contou com 31 funcionários da SMAS, 25 policiais do Batalhão do Méier (3º BPM), oito da DPCA e três representantes do Ministério Público Estadual.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..