O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou nesta quarta-feira (11), em Arapiraca, um curso sobre Hemoterapia. A ação foi destinada a técnicos e auxiliares de enfermagem e de laboratório, enfermeiros, bioquímicos e biomédicos da Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly (UEDH).

Os trabalhos foram conduzidos pela assistente social e responsável pela interiorização do Hemoal, Maria das Graças Martins Padilha, que ministrou uma palestra sobre procedimentos básicos da Hemoterapia, a exemplo de captação do sangue, importância de ter doadores para atendimento da demanda transfusional e, principalmente, manuseio e cuidados com o sangue e seus componentes.

O curso teve como objetivo socializar o conhecimento sobre Hemoterapia, assim como desmistificar dúvidas existentes no processo. “Sangue é vida e uma doação de sangue pode salvar até três vidas. Esse líquido precioso precisa ser bem manipulado para que todo um trabalho não seja desperdiçado”, alertou Maria das Graças.

As segunda e terceira turmas da capacitação estão previstas para acontecerem nos dias 25 de janeiro e 8 de fevereiro, respectivamente. Todos os participantes receberão certificados do curso.