Eletrobras inaugura projeto modelo para geração de renda

12/01/2012 20:15 - Geral
Por Redação
Image

A Eletrobras Distribuição Alagoas entregou, nesta quarta-feira (11), o projeto modelo de negócio autossustentável, com a utilização de energias renováveis. Trata-se de uma fábrica de doces, na Serra das Pias, em Palmeira dos Índios.

O projeto vai beneficiar 22 famílias de fruticultores também das comunidades Monte Alegre e Serra Bonita. A partir deste projeto, as empresas do Sistema Eletrobras terão uma referência de intervenção técnica-econômica em uma comunidade produtiva e, assim, poderá replicar o formato em qualquer lugar do país.

De acordo com o diretor de Operação da Eletrobras em Alagoas,engenheiro alagoano Vladimir de Abreu, esse é o início do trabalho em busca do sucesso no empreendimento. “Já estamos celebrando uma conquista, mas, este foi apenas o primeiro passo. O sucesso das comunidades é visível, pois, quando me lembro de quatro anos atrás, tudo isso aqui não passava de uma ideia. Hoje isso tudo é real”, comemora ele.

Para o prefeito do município de Palmeira dos Índios, James Ribeiro(PSDB), o dia é de agradecimento. “É um projeto social que dá sequência ao ideal do presidente Lula. Trata-se de um incentivo, para que as famílias rurais permaneçam em seus locais de origem. Sem que haja o êxodo que infla e causa desemprego e violência nos centros urbanos”. Ele conta que a Prefeitura não medirá esforços para inserir os produtos no mercado: “isso eu já determinei à minha equipe”, assegura.

O coordenador de macroprocesso em Eficiência Energética, Pesquisa e Desenvolvimento, da diretoria de Distribuição da Eletrobras, José Carlos de Medeiros, destaca a felicidade da comunidade em lutar por um sonho. “Vocês foram felizes e batalharam para que o projeto fosse implantado aqui”, felicita. Ele conta que a Eletrobras não entra, apenas, como uma concessionária de serviço. “Nós queremos que a energia fornecida pelo serviço seja bem utilizada”, considera.

Para a representante da comunidade, Vera Lúcia Félix de Brito, a conquista se mistura com a esperança de produção. “Nós sabemos como fazer e graças à Eletrobras nós temos este suporte. Agora é nos organizarmos e prepararmos para o mercado” reforça a líder. Para isso, uma cooperativa está sendo formada. Até agora, 22 cooperados estão inscritos e produtores de outros municípios estão interessados em aderirem o processo.

O Projeto

O Projeto de geração de renda foi desenvolvido pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrobras com a finalidade de criar e implantar um modelo demonstrativo de intervenção em mercados rurais de baixa renda, visando estimular o uso produtivo da energia elétrica, com sustentabilidade e eficiência energética.

A Fábrica de Doces tem capacidade para produzir 250 litros de doces com uma característica bem especial: trabalhar com energia renovável. A captação da água que lava as frutas e utensílios da cozinha é feita por meio da energia eólica e para o aquecimento dessa mesma água é utilizada a energia solar

A economia de energia esperada, pela utilização de fontes renováveis, é de 5,77 MWh/ano, além de uma redução de 2,45 KW de demanda na ponta. Isso representa o consumo aproximado de 14 residências rurais de baixa renda.

acesse>twitter>>@Bsoutomaior

Em tempo:O ex-governador paulista,tucano, José Serra,disse pelo twitter:Irei logo a Alagoas.Torço para que a justiça seja feita, com a punição dos assassinos da Ceci Cunha, de quem fui amigo.Julgam dia16/1.
 

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..