Siri, da Apple, coloca tecnologias de comando de voz em destaque

11/01/2012 05:38 - Mobile
Por Redação

Ainda que oficialmente ausente da CES 2012, a Apple faz parte das conversas nos corredores da feira, maior do tipo e que acontece em Las Vegas até a próxima sexta-feira (13). Em 2012, o destaque está com a Siri, assistente comandada por voz do iPhone 4S.

A Siri, que pode fazer ligações e marcar lembretes após um pedido do usuário, trouxe à luz novamente as tecnologias de reconhecimento de voz, dizem os analistas. Especialistas afirmam que a assistente da Apple mostrou que as técnicas evoluíram o suficiente e que agora a indústria de smartphones tenta se equiparar ao serviço oferecido pela companhia.

“Todos os fabricantes de smartphones estão investindo em reconhecimento de voz e criando designs mais elegantes”, disse Michael Thompson, vice-presidente sênior para a empresa especializada nas tecnologias de reconhecimento de voz Nuance.

Thompson não quis dar muitos detalhes sobre os planos futuros de sua empresa, mas afirmou que espera que a voz seja um dos tópicos centrais na Consumer Eletronics Show de 2012.

Além dos smartphones, a tecnologia de voz deve chegar a outros aparelhos, como TVs inteligentes e PCs, pelo que pode ser visto na prévia da CES que foi apresentada à imprensa na última segunda-feira (9).

A Intel, por exemplo, anunciou que adotará a tecnologia Dragon NaturallySpeaking, da Nuance, em seus ultrabooks. A Samsung apresentou TVs que podem ser comandadas por voz, gestos e que fazem reconhecimento facial. LG, Sony e Lenovo também fizeram demonstrações de televisores controlados pela voz.

Voz
A Apple não foi a primeira e incorporar o reconhecimento de voz a seus smartphones. O Google já tem aplicativos que têm função parecida para seus smartphones Android há mais de dois anos e agora tenta aumentar suas possibilidades com a aquisição de uma empresa chamada Alfred.

A Alfred usa tecnologia de inteligência artificial para navegar por meio das informações e recomendações disponíveis na internet.

Empresas de comércio eletrônico também estão tentando acompanhar a evolução do mercado. O eBay, por exemplo, planeja uma pesquisa que usa voz e imagens para seu serviço on-line.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..