Seinfra leva estudantes universitários ao Canal do Sertão

10/01/2012 02:52 - Interior
Por Redação

A obra do Canal do Sertão no município de Delmiro Gouveia recebe, nesta quarta-feira (11), a visita de 35 alunos do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A visita, que ocorre das 8h às 16h30, será acompanhada pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e pelo professor da Ufal Fernando Pinto Coelho.

Inicialmente, os estudantes do 4º período do curso conhecerão aspectos gerais da obra, tais como viabilidade do sistema; localização e abrangência do Canal; objetivos; características e gerenciamento da obra; fases de implantação e ações ambientais, além das obras subsequentes e de noções sobre a gestão do projeto. O espaço permitirá aos universitários o esclarecimento de dúvidas relativas à obra.

A etapa seguinte consistirá na visita de campo ao primeiro trecho da obra, que se estende do km 0 ao km 45, já executado pelo Governo de Alagoas. Após intervalo de almoço, os alunos seguirão para o segundo trecho, que se encontra em fase de execução e compreende a parte do km 45 ao km 64,7. Nesta etapa, serão apresentados aspectos de execução da obra, como movimento de terra, terraplanagem, sistema de drenagem, entre outros.

Sobre o Canal

Considerada a principal obra de recursos hídricos do Nordeste, o Canal do Sertão é o carro-chefe das ações estaduais de infraestrutura na região. A obra irá beneficiar cerca de um milhão de alagoanos que atualmente sofrem com os problemas causados pela seca. No total, 250 km de canal adutor serão construídos, atendendo a 42 municípios alagoanos.

Desde que foi retomado pelo Governo de Alagoas, em 2007, 45 km do Canal já foram construídos, extensão correspondente ao primeiro trecho da obra, que vai beneficiar a população dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca. Atualmente, os serviços alcançam o km 58, cujas obras empregam cerca de 900 trabalhadores e vão beneficiar a população dos municípios de Água Branca a Olho d’Água do Casado.

Obra prossegue

Durante visita a Alagoas, realizada no mês passado, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, garantiu recursos para a primeira etapa do terceiro trecho do Canal, que se estende até o km 77,82. A assinatura do convênio que garante a continuidade da obra é fruto de compromisso firmado com o governador Teotonio Vilela Filho em agosto passado.

Para o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, a continuidade da obra é essencial para a população sertaneja. “Graças aos esforços dos governos estadual e federal, daremos prosseguimento aos trabalhos do Canal, tão importante para a população do Sertão que atualmente sofre com a seca”, avalia Fireman.
Ações

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..