Estado realiza monitoramento rápido de cobertura vacinal da tríplice viral

10/01/2012 03:29 - Saúde
Por Redação

Com objetivo de garantir a imunização das crianças de 1 a 6 anos contra Sarampo, Rubéola e Caxumba, a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau), em parceria com os municípios do Sertão, realizou no sábado (7) mais uma etapa do Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC).

 

O monitoramento visa identificar se a cobertura vacinal atingiu a meta de 95%, em crianças de 1 a 6 anos – estatística designada no início da campanha de vacinação da Tríplice Viral, em julho de 2011.

 

Segundo a enfermeira e técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Zirlene Duarte, “o monitoramento apontou que a campanha surtiu efeito, visto que foram encontradas muitas crianças vacinadas, o que demonstra a validade da ação e resultados positivos”.

 

A ação de monitoramento contou com 30 supervisores que atuam no Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, com equipe composta por um enfermeiro, um agente de saúde e um supervisor.

 

“Fomos de porta em porta verificar o cartão de vacinação das crianças, na zona rural e urbana. Vacinamos as crianças de 1 ano que não tinham nenhuma imunização, nem visitado o Posto de Saúde. Já as crianças de 4 a 6 anos receberam a segunda dose”, explicou a enfermeira.

 

O monitoramento foi determinado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de ter conhecimento do percentual de crianças que estão sendo vacinadas, impedindo que a doença retorne. Nessa etapa da ação, o monitoramento ocorreu nos municípios de Água Branca, Inhapi, Canapi, Olho D’Água do Casado, Piranhas, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Olho D’Água das Flores, Maravilha, Dois Riachos, Ouro Branco e Senador Rui Palmeira.

 

A próxima etapa do monitoramento acontece no sábado (14), nos municípios de Monteirópolis, Poço das Trincheiras, Jacaré dos Homens, Batalha, Jaramataia, Craíbas, Igaci, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Pão de Açúcar, Cacimbinhas e Major Izidoro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..