O projeto Viva Verão, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), tem movimentado a orla marítima de Maceió com uma série de atividades esportivas e de lazer, que vão se estender até o mês de fevereiro.
A iniciativa também conta com o apoio de profissionais do ‘Mais Educação’, programa do governo federal, que tem como foco a inclusão social, e reúne seis modalidades esportivas: voleibol, futebol, basquete, handebol, rúgbi e beach tennis. A participação nas atividades, que acontecem diariamente, das 8h às 11h e das 15h às 18h, é gratuita e aberta a qualquer pessoa da comunidade.
“Estamos trabalhando em sintonia com todas as secretarias municipais, a fim de que possamos contemplar o maior número de pessoas possível, alertando sobre a importância da prática esportiva regular”, comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo.
Para o judoca e coordenador do ‘Mais Educação’, Eduardo Acioly, a iniciativa já proporciona alegria a crianças e adolescentes que, por meio do esporte, podem, inclusive, melhorar o rendimento escolar. “Nós, que fazemos esporte em Maceió, conquistamos a possibilidade de sonhar, já que o relacionamento com a Semel tem sido muito bom. Isso facilita o desenvolvimento e a execução e projetos e a participação em iniciativas como esta”, avaliou o coordenador do projeto, executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O secretário da Semel disse que também está querendo incluir nas atividades do Viva Verão, um circuito de jangadas, para valorizar os profissionais que retiram do mar o sustento de sua família. Também está nos planos da secretaria incentivar a pratica da caminhada, como exercício saudável em qualquer idade, desde que orientada e acompanhada por profissionais de Educação Física.