Temporada de cruzeiros trará 32 mil turistas a Alagoas em janeiro

04/01/2012 00:03 - Turismo
Por Redação

Lotada de turista. É assim que a capital alagoana ficará no mês de janeiro com a chegada dos cruzeiros. Só no primeiro mês do ano, mais de 32 mil turistas pisarão em solo alagoano para desfrutar das belezas naturais e da gastronomia local. No acumulado de janeiro, o Porto de Maceió vai receber 11 navios.
A temporada de cruzeiros 2011/2012 começou em novembro do ano passado e se estenderá até março de 2012. O primeiro navio do mês chega nesta quarta-feira (4), o MSC Música, com mais de três mil cruzeiristas a bordo. No próximo mês, cerca de 30 mil turistas visitam Alagoas. Já em março são esperados mais de 26 mil turistas.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o fluxo turístico para Alagoas tem aumentado nos últimos quatro anos, tanto aéreo, quanto de cruzeiros marítimos. “Esse resultado é um reflexo do bom momento pelo qual o destino está passando, com investimentos em divulgação, fortalecimento do produto e infraestrutura”, destaca.

Segundo o presidente do Grupo de Receptivo de Alagoas (Gral), Afonso Dacal, os cruzeiristas que vêm a Alagoas podem representar futuros visitantes. “Vejo a temporada como algo muito positivo. Costumo dizer que os clientes de navios são os nossos clientes aéreos do futuro. É que o pouco tempo que eles param aqui serve apenas como um aperitivo, daí a volta é uma questão de tempo”, afirma.

Dacal também destaca a importância dos cruzeiros para a economia alagoana. “Tenho acompanhado todas as excursões da empresa em que trabalho e estou feliz com o que eles têm comprado, principalmente as peças do nosso artesanato”, afirma. Salientou ainda que a organização das empresas e o apoio da Setur e Semptur aumentarão ainda mais o número de navios na próxima temporada. E conclui: “Um fator importante na temporada é a grande tenda receptiva montada no Porto de Maceió, que proporciona aos passageiros que chegam conforto e abrigo do nosso maravilhoso sol”, diz.

Para o Maceió Convention e Visitors Bureau, o impacto econômico para o Estado é visível com o grande número de turistas que chega à orla.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), José Eutimio Junior, a chegada dos turistas para esta temporada é, indiscutivelmente, muito boa para Alagoas e, claro, para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado.

“O primeiro impacto não atingirá diretamente o setor de alimentação fora do lar, mas nossa expectativa é que estes turistas sejam bem recepcionados por nosso povo, que se encantem com nossas belezas naturais - o que não é difícil de acontecer -, e, principalmente, tenham vontade de retornar a Maceió e aí sim, possam ter mais tempo para conhecer e degustar um pouco melhor a gastronomia do lugar, aumentando ainda mais o fluxo em nossos bares e restaurantes”, garante.

TEMPORADA

A temporada de cruzeiros 2011/2012 é a maior realizada no Brasil e em Alagoas. O Porto de Maceió começou a movimentar o fluxo de turistas desde o dia 24 de novembro com o Grand Celebration, da Ibero, que abriu a temporada em Maceió.

Nessa temporada, segundo dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), nove navios passarão pela cidade em 37 viagens, totalizando mais de 100 mil cruzeiristas na capital alagoana. O número aumenta com os dados da empresa Irmãos Britto, que confirmou mais quatro navios e cinco viagens nessa temporada, totalizando 13 navios e 42 chegadas.

Maceió receberá o Costa Fortuna, Costa Mágica, Costa Pacífica, Grand Celebration, Grand Holiday, Grand Mistral, MSC Música, MSC Orchestra, Ocean Dream, SplendourOff The Seas, Crystal Synphony, Artania e o Vitória. Na temporada 2010/2011, Maceió recebeu 7 navios.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..