Profissionais de enfermagem do Samu participam de treinamento

04/01/2012 02:22 - Saúde
Por Redação

Enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que atuam nas bases do interior reguladas pela central Maceió, participaram nesta terça-feira (3) do treinamento em gestão para enfermeiros das bases descentralizadas. A iniciativa foi realizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió.
O curso visa orientar os gestores sobre o funcionamento do Samu, além de mostrar todas as normas e regulamentos que regem o atendimento. Durante o treinamento, o coordenador médico do Samu Maceió, Carlos Adriano Silva, falou sobre a importância da descentralização do Samu para a população.

“O tempo que leva para que o socorro chegue ao local em uma situação de emergência pode representar a diferença entre a vida e a morte do paciente”, ressaltou Carlos Adriano, destacando a política do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, em garantir uma base do Samu a cada 30 km para levar o atendimento de urgência e emergência para todo o povo alagoano.

Já a enfermeira Rosemary Cândido dos Santos, coordenadora de Enfermagem do Samu em Joaquim Gomes, falou que a estrutura para capacitação dos socorristas oferecida pelo NEP representa o respeito e o comprometimento do Governo do Estado para com a saúde da população. “Quanto mais qualificação e treinamento os profissionais tiverem, menor a chance de erro”, salientou Rosemary.

“O principal objetivo dos treinamentos e capacitações oferecidos pelo Samu é capacitar os profissionais para implementar, ainda mais, a Política Nacional de Atenção às Urgências, de acordo com o que estabelece o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Portaria GM 2048, que estabelece os princípios e diretrizes dos sistemas estaduais de urgência e emergência”, destacou o gerente do Samu Maceió, Iracildo Camelo.

Bases descentralizadas
Todas as coordenações de enfermagem das 14 bases descentralizadas da central Maceió do Samu participaram do treinamento. São elas: União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio e Colônia Leopoldina.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..