Lideranças políticas visitam cidade para conhecer Plano Decenal de Arapiraca

04/01/2012 15:44 - Geral
Por Redação
Image

Iniciativa pioneira em todo o País, o Plano Decenal de Desenvolvimento de Arapiraca está chamando a atenção de gestores públicos e lideranças políticas de outros municípios.

Na manhã desta quinta-feira (5), o presidente da Câmara de Vereadores de Murici, Anizio Amorim, o Anizão (PMN), e os vereadores por Palmeira dos Índios, França Júnior (PSDB) e por Campo Grande, Saulo Moura(PSD), irão marcar presença, na Escola de Governo Célia Rocha, para conhecer os trabalhos desenvolvidos nas oficinas temáticas.

O Plano está mobilizando representantes dos 220 mil moradores e integrantes dos poderes públicos de Arapiraca. As atividades tiveram início no dia 1º de dezembro de 2011, com a realização das primeira reuniões de trabalho que serão encerradas no dia 11 de janeiro, com a Oficina de Comunicação.

Empresários

Depois, serão realizadas mais dez oficinas em comunidades-polo, na zona rural de Arapiraca. O gestor do Plano Decenal de Desenvolvimento, o ex-superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Paulo Sérgio Barboza de Melo, adianta que, na oficina “Arapiraca das Oportunidades” desta quinta-feira (5), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) também estará presente juntamente com um grupo de 30 empresários locais.

Eles irão debater temas como infraestrutura urbana e atração de investimentos, com a geração de mais emprego e renda para o município e região.

As oficinas serão encerradas dia 11 de janeiro e, em seguida, o grupo irá até as comunidades rurais. Cada reunião temática contará com a participação de 150 pessoas, totalizando, ao final dos trabalhos, um contingente de aproximadamente 1.500 cidadãos e cidadãs arapiraquenses.

A elaboração do Plano ainda inclui reunião com representantes do Fórum de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (FDLIS)- entidade com representantes de 60 segmentos sociais do município, incluindo lideranças comunitárias, sindicalistas, empresários, lojistas, integrantes de movimentos culturais e da juventude, entre outros.

O Plano Decenal consiste na criação de 14 Câmaras Setoriais, com foco em projetos para ações de educação, saúde, agricultura, geração de emprego e renda, cultura, lazer, infraestrutura urbana, bem como outras áreas sociais, para que seja planejado o desenvolvimento do município pelos próximos dez anos.

Cada câmara setorial será composta por 30 membros, sendo dez do poder público e os demais integrantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Redes sociais

Com o objetivo de democratizar ainda mais o acesso das pessoas às atividades para elaboração do Plano Decenal de Desenvolvimento de Arapiraca, a coordenação dos trabalhos está ampliando as ações para as redes sociais.

Paulo Sérgio Barboza de Melo explica que, além de criação de um site contendo até agora os relatórios das oficinas já realizadas com a sociedade, agora chegou a vez de os internautas que utilizam o twitter darem sua contribuição com as suas sugestões para o planejamento do futuro de Arapiraca pelos próximos dez anos.

“Mais de 350 pessoas participaram ativamente das oficinas. De acordo com o coordenador do Plano Decenal, a meta é tornar mais dinâmica a participação e o acesso das pessoas.

Ele destacou a qualidade e o compromisso do grupo com o sucesso das oficinas já realizadas e o apoio efetivo do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), para a realização dos trabalhos com a sociedade.

“Montamos uma equipe de comunicação e também estamos construindo páginas no Orkut e no Facebook, para democratizar ainda mais essa troca de informações para o bem de nosso município”, completou Paulo Sérgio.

Para interagir com os gestores, os internautas podem dar sugestões via twitter acessando @planodecenal ou ainda pelo site:www.arapiraca.al.gov.br/planodecenal.

Em breve, os usuários da Internet também poderão apresentar sugestões por meio do Orkut e do Facebook.

“Queremos reunir pessoas e técnicos com capacidade administrativa e visão de futuro, a fim de que possamos planejar o desenvolvimento social, econômico e humano sustentável de Arapiraca, como um legado deixado pelo prefeito Luciano Barbosa juntamente com a sociedade para os próximos gestores e às futuras gerações”, acrescentou Paulo Sérgio.

acesse>>twitter>>@Bsoutomaior

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..