Juros futuros fecham em alta, impulsionados por bom humor externo

04/01/2012 00:31 - Brasil/Mundo
Por Redação

O bom humor do investidor internacional contagiou os agentes brasileiros, que puxaram para cima as taxas de juros futuros negociadas na BM&F.

Dados de atividade na China, na Alemanha e nos Estados Unidos renovaram as esperanças de que o cenário de ruptura na zona do euro pode ter ficado para trás, ao menos no curto prazo, com efeito positivo para as bolsas ao redor do globo.

Internamente, no entanto, isso significa uma menor influência desinflacionária do ambiente internacional, o que pode limitar o espaço para a queda da taxa Selic pelo Banco Central (BC), hoje em 11% ao ano.

A consequência foi uma alta em praticamente todos os contratos de DI futuros na BM&F.

Antes do ajuste final de posições, os contratos com vencimento em janeiro de 2013, os mais líquidos no dia, registravam alta de 0,03 ponto percentual, para 10,04%, enquanto os de janeiro de 2014 tinham alta de 0,06 ponto, para 10,48%. Para julho de 2012, a taxa subia levemente, para 10,14%.

A ponta mais longa da curva de juros, fortemente influenciada pela entrada de estrangeiros, também mostrava movimento na mesma direção. Os contratos com vencimento em janeiro de 2017 subiam 0,02 ponto, para 10,94%, enquanto os com vencimento na abertura de 2018 e 2021 subiam, respectivamente, 0,04 e 0,03 ponto.

O foco dos mercados deve se voltar ainda para a divulgação da ata do FOMC, o Comitê de Política Monetária americano. Nas praças europeias, os principais índices fecharam com valorização, após dados oficiais da Alemanha mostrarem que a taxa de desemprego caiu no país.

Os mercados de ações e de câmbio no Brasil acompanham o bom humor de investidores no exterior, no primeiro dia útil de 2012 em diversas praças estrangeiras.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..