Estudante de Arapiraca representa Alagoas em intercâmbio nos EUA

04/01/2012 02:05 - Educação
Por Redação

Do calor escaldante de Arapiraca ao frio intenso de Seattle, no norte dos Estados Unidos. Esse será o trajeto percorrido por Thaciane Raquel de Oliveira, 16 anos, a partir desta quarta-feira (4). Estudante da Escola Estadual Costa Rego, ela foi selecionada para representar Alagoas no programa Jovens Embaixadores, iniciativa da embaixada americana que beneficia alunos de escolas públicas brasileiras com um intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos.

Também compõe a delegação alagoana Alice Nicolau, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que ficará hospedada na cidade de Tulsa, no estado de Oklahoma. A experiência será inédita para Thaciane, cuja viagem mais distante havia sido para Caruaru, em Pernambuco. “Não consegui dormir ontem, pois estou muito ansiosa e também feliz por ter sido escolhida como jovem embaixadora”, conta, eufórica.

Aluna exemplar dentro e fora da sala de aula, a adolescente domina a língua inglesa e foi selecionada por seu perfil de engajamento social. Além de ensinar inglês para crianças em uma escola do município, ela também é voluntária, ao lado da família, em projetos sociais da igreja que frequenta.

A técnica da Gerência de Integração Escola e Comunidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) Suely Silva destaca as qualidades de Thaciane. “Ela é inteligente e estudiosa e o seu exemplo mostra o potencial que temos entre os alunos da rede pública estadual. Nós, como secretaria, procuramos sempre incentivá-los, lembrando que eles são capazes e podem concorrer com estudantes de outras redes”, salienta.

Pela primeira vez, Alagoas terá duas representantes no programa Jovens Embaixadores. A última vez que um estudante da rede pública estadual foi selecionado para participar da iniciativa foi em 2009, quando José Wallace, da Escola Estadual Egídio Barbosa, em Palmeira dos Índios, representou o estado no intercâmbio.

Sonho

A conquista de Thaciane é um sonho cultivado por toda a família. Desde a infância, a garota e suas duas irmãs foram incentivadas pelos pais a serem aplicadas nos estudos. Foi o pai, Givaldo, que despertou nas filhas a paixão pelo idioma estrangeiro. Autodidata, ele começou a ensinar a língua às meninas em casa e, a partir daí, elas deslancharam.

“Tenho muito orgulho de minhas meninas, que sempre estudaram em escolas públicas. A minha filha do meio, Tiane Kelly, chegou a ser semifinalista do Jovens Embaixadores por três anos seguidos e, agora, foi a vez da Thaciane ser selecionada”, comemora o pai.

Thaciane exulta o esforço do pai e diz que a experiência nos Estados Unidos será compartilhada com todos na família e na comunidade. “Estou realizando o sonho da minha família e tudo o que aprender lá fora vou dividir com eles. Inclusive, temos um projeto de, futuramente, abrirmos uma escola de inglês para atender o meu bairro”, revela a adolescente, que mora no conjunto Arnon de Mello.

Agenda

Na madrugada desta quarta-feira (4), Thaciane viaja para Rio de Janeiro, onde se juntará aos outros adolescentes escolhidos como Jovens Embaixadores em outros estados. De lá, o grupo segue para São Paulo, onde permanece por três dias para participar de palestras sobre o programa e receber dicas para se adaptar melhor à estadia nos Estados Unidos.

A comitiva embarca para a América do Norte no dia 6 de janeiro e segue direto para a cidade de Washington, onde serão direcionados para novas palestras. Ainda na capital americana, um dos momentos mais aguardados será a visita à sede do governo do país, a Casa Branca, onde serão recepcionados pela primeira dama Michelle Obama.

Da capital, cada estudante vai para uma cidade americana, onde será hospedado por uma família local e frequentará escola ou faculdade para conhecer como se dá o processo educacional naquela região. Outro compromisso será visitar os projetos sociais e comunitários desenvolvidos no local.

Thaciane seguirá para Seattle, conhecida como a Cidade Esmeralda, e diz que vai apresentar aos americanos um pouco de cada aspecto da realidade brasileira e alagoana. “Vou expor as nossas belezas naturais, a nossa cultura e a nossa língua para que eles possam ter ideia de como é a vida por aqui”, adianta.

Caldeirão do Huck

Thaciane também foi escolhida para atuar como correspondente do programa Caldeirão do Huck , da rede Globo, durante a sua estadia no país. Caberá a ela e ao colega Igor, de Minas Gerais, filmar cenas do cotidiano nos Estados Unidos, registrando as atividades que desenvolverão em terra americana.

Quando retornar ao Brasil, no dia 29 de janeiro, ambos permanecem mais dois dias no Rio de Janeiro para as gravações com o apresentador Luciano Huck. O programa especial será exibido em fevereiro.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..