Desbloqueio permanente para o iOS 5.0.1 do iPhone usa duas brechas

04/01/2012 06:36 - Internet
Por Redação
Image

Um programador que usa o apelido “pod2g” lançou um software de desbloqueio para a versão 5.0.1 do iOS, o sistema operacional do iPhone, da Apple. A ferramenta, chamada Corona, já foi integrada ao pacote de desbloqueio redsn0w. O programa depende de um par de brechas de segurança no iPhone para funcionar.

O processo de “jailbreak” permite que o iPhone execute aplicativos que não estão na iTunes App Store, ou seja, que não foram autorizadas pela Apple. O procedimento de jailbreak não é ilegal nos Estados Unidos, mas nem todos os países tem uma posição clara a respeito da atividade.

A Apple não recomenda. Proteções adicionais no iPhone 4S ainda impedem que o sistema operacional seja modificado para desativar o sistema que restringe a execução de aplicativos.

O desbloqueio para o iOS 5.0.1 já existia, mas era temporário (“tethered”). Se o aparelho fosse desligado por qualquer motivo, o procedimento teria de ser refeito. Com a nova ferramenta, o processo é permanente.

Para realizar o jailbreak, os programadores precisam utilizar brechas de segurança no sistema do celular. Por meio delas, eles conseguem executar os códigos não-autorizados que alteram o sistema e liberam o uso dos demais apps que não foram permitidos pela Apple. O iOS 5 adicionou novos desafios para essa tarefa.

Uma das brechas usadas está em uma ferramenta de configuração de redes IPSec e a outra está no kernel do sistema operacional. O kernel é a parte mais básica do sistema, que realiza o controle de todas as demais funções e faz a intermediação com o hardware do dispositivo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..