A Coordenação do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) fez uma avaliação positiva das ações implementadas pelo setor em 2011, voltadas especialmente à ampliação do acesso do público feminino aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de aumentar a participação do município na Rede Cegonha – estratégia voltada à qualificação e humanização da assistência à mulher e ao bebê no– o Programa comemora o envolvimento das usuárias nas ações preventivas do câncer de colo de útero e de mama e o aumento do número de gestantes cadastradas no Sisprenatal.

Segundo a coordenadora do Programa, Lusitânia Barros, os resultados mais significativos foram obtidos em unidades de saúde que não têm a estratégia de Saúde da Família (ESF), com a captação e cadastramento de muitas grávidas antes de completarem 120 dias de gestação. Entre as de maior desempenho nesse sentido estão a Unidade de Saúde Dr. Hamilton Falcão (no Benedito Bentes), o PAM Bebedouro e o PAM Dique Estrada.

“O pré-natal acompanha toda a gravidez – prevenindo e tratando qualquer intercorrência – e só acaba com a consulta após o parto. Esse esforço tem sido essencial para a redução das taxas de morbimortalidade materna, perinatal e neonatal e para a humanização do atendimento”, afirma a coordenadora.

Lusitânia ressalta, ainda, que o trabalho vem sendo fundamental também para a disseminação dos direitos das gestantes, que asseguram, além de vagas para atendimento em qualquer unidade de saúde, a vinculação imediata (desde a primeira consulta) à maternidade onde deverá ser feito o parto, o direito a acompanhante e o agendamento de retorno de consultas do pré-natal, incluindo a consulta puerperal.

Em busca do aperfeiçoamento permanente das ações, a coordenação tem participado de capacitações, eventos e discussões promovidos pelo Ministério da Saúde. Em dezembro, por exemplo, a coordenação participou da Oficina Nacional de Planejamento de Apoio à Implantação da Rede Cegonha, que debateu a organização do trabalho dos profissionais de saúde no contexto da Rede, visando sua consolidação. Na ocasião, a coordenadora do PAISM na SMS, Lusitânia Barros, esteve acompanhada pela coordenadora do Grupo Consultor Estadual da Rede Cegonha, Syrlene Patriota, da Sesau.