Eletrobras recupera perdas elétricas com iluminação em Arapiraca

03/01/2012 12:31 - Geral
Por Redação
Image

A Eletrobras Distribuição Alagoas tem atuado fortemente para tornar eficiente o uso da iluminação pública no município de Arapiraca. Em 2011, firmou parceria com a Prefeitura Municipal com o objetivo de ajustar o consumo de energia na iluminação de ruas, praças e avenidas. Paralelamente a esse trabalho, equipes estão intensificando as fiscalizações para cadastramento de luminárias em vias internas de condomínios privados.

Havia casos de lâmpadas em vias públicas ligadas durante 24h, quando o máximo permitido é de 11h52min. Ao longo do ano passado, a Eletrobras mapeou o número de luminárias acesas 24 horas, totalizando 1.329 lâmpadas. Elas estavam causando perdas superiores a 54.000 kWh por mês, registrando prejuízos cumulativos de aproximadamente R$ 10 mil à distribuidora

. “Esse resultado foi apresentado à Secretaria de Iluminação Pública de Arapiraca que, desde então, vem trabalhando em parceria conosco, substituindo lâmpadas ineficientes e reduzindo seu uso diário, num trabalho que traz economia para todas as partes”, afirmou Luciano Magalhães, líder do Processo de Combate às Perdas da Regional Oeste.

Entre agosto e dezembro deste ano, a iluminação de novos loteamentos também foi alvo das inspeções, com equipes cadastrando regularmente todas as luminárias junto à concessionária. Com isso, evitou-se perdas de 112.703 kWh, o equivalente a mais de R$ 19 mil reais por mês.

Em caráter permanente, continua sendo desenvolvida a operação varredura, que consiste na inspeção e análise dos equipamentos de medição a fim de constatar a existência de fraudes no uso da energia – quando a distribuidora inicia os procedimentos para apuração do consumo não faturado.

O trabalho também é intenso na identificação do furto de energia, quando a distribuidora está autorizada a promover o corte imediato da ligação clandestina. Graças a esse trabalho, entre janeiro e novembro foram negociados mais de meio milhão em dívidas dos consumidores.

acesse>>twitter>.@Bsoutomaior
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..