Prosperidade, grandiosidade, harmonia e crescimento. Essa é previsão dos búzios para os alagoanos no novo ano que está chegando. Muitos estão ansiosos para saber quais surpresas reservadas para 2012.
Nos búzios, o ano será regido por Xangô e contará com a ponderação de Oxalá. Xangô é um orixá da Justiça e do conhecimento, e traz boas vibrações para o estado.
A reportagem do CadaMinuto entrevistou o babalorixá Célio Rodrigues, conhecido como Pai Célio, para fazer algumas previsões para 2012. Este ano foi marcado pelos altos índices de violência e pela disputa política em todo o estado.
A violência em 2012 poderá ter um saldo positivo caso haja mais mobilidade entre os governantes. De acordo com Pai Célio, a violência no estado está ligada diretamente aos governantes e está se expandido por todo o estado. “A orientação do Oxalá é para que existam mais ações, políticas públicas e mobilidade entre governantes. Caso isso não ocorra será mais um ano negativo e de grande violência”.
Almeida
No campo político, o próximo ano reserva aspectos positivos para o prefeito Cícero Almeida, que deixa a prefeitura após dois mandatos. Em sua última etapa, Almeida é acompanhado boas vibrações e, segundo o religioso, deixa o poder executivo de cabeça erguida, mas precisa ter muito cuidado com sua equipe. “Ele apenas tem que rever a gestão de seus assessorados e secretários. Vejo aqui muitas pessoas que agem sozinhas e ele (prefeito) na verdade nem sabe. Muitos estão dentro das instituições visando apenas o seu lado pessoal e não coletivo”, ponderou.
A indefinição dos candidatos para a prefeitura de Maceió na próxima eleição também não possibilitou uma previsão sobre o novo governante. Porém os búzios revelam que será um ano de grande disputa entre os candidatos, que buscam se sobressair de qualquer forma. “Quem assumir a prefeitura fará uma Maceió de acordo com sua visão”.
Lessa
A justiça deve acompanhar o pedetista Ronaldo Lessa em 2012. Xangô revela que Lessa terá grandes conflitos ainda com a justiça e que será necessária a organização dessas pendências para que ele volte a se estruturar no cenário político em Alagoas.
A política no interior do estado será marcada pela disputa entre envolvidos em atividades ilícitas. “Algumas precauções estão sendo tomadas em determinados lugares. Mas é necessário que as pessoas tomem muito cuidado, principalmente com a língua, com o que falam”.
A agricultura, pecuária e o setor da indústria serão áreas de grande crescimento no estado. Novas indústrias são aguardadas. Segundo Pai Célio, todo o desenvolvimento dependerá dos governantes do Estado para que não coloquem “barreiras” nesses investimentos por questão políticas. A educação e saúde também devem receber uma atenção maior. “Sabendo estruturar essas três áreas, o orixá aponta que tudo irá fluir bem no nosso estado”.