Às vésperas da virada do ano, que acontece no próximo sábado, o alagoano já se programa para as festas, seja na própria residência ou em outras partes da cidade, em eventos públicos e particulares. No entanto, a maior concentração de pessoas no reveillon é na orla de Maceió e por isso a fiscalização e os cuidados serão ainda maiores nessa região.

De acordo com a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), no dia 31 de dezembro haverá um grande esquema de trabalho em toda capital, com grande atuação na orla marítima. Além das festas particulares, que também serão fiscalizadas pela SMCCU, a capital alagoana terá eventos no Benedito Bentes, Jacintinho, Hotel Salinas em Ipioca, Hotel Jatiúca e praia de Ponta Verde. Existe a possibilidade de uma queima de fogos ser realizada na marquise do estádio Rei Pelé. Porém, por conta da proximidade com o Hospital Geral do Estado (HGE), este evento ainda não está confirmado.


Estrutura na Orla


Como já é habitual, barracas, tendas e mesas estão terminantemente proibidas em toda extensão da orla marítima. A SMCCU permite apenas a colocação de cadeiras, sem estipular quantidade. Mas, como já é de conhecimento da própria SMCCU, várias pessoas ignoram a proibição, seja por desconhecimento da determinação judicial ou pelo simples fato de desrespeitaram a decisão.


O superintendente do órgão, José Galvaci de Assis, afirma que para o bem estar da maioria e ordem na festa, haverá uma grande equipe de serviço para a virada do ano. “A determinação é judicial existe faz anos, mas sempre tem alguém que desrespeita. No dia 31 teremos 40 fiscais trabalhando das sete da manhã às três da tarde. A noite, a partir das 18 em diante teremos 130 profissionais fiscalizando tudo e coibindo abusos”, afirmou.


Fogos


Outra grande preocupação da SMCCU com relação as festas de final de ano são as tradicionais queimas de fogos. Em todas as festas oficiais já confirmadas, sejam elas públicas ou particulares, haverão fogos. No entanto, os responsáveis pelos eventos já tomaram as medidas cabíveis para que a realização do evento e principalmente a queima de fogos saia da forma com o planejado, sem colocar em risco a vida da população.


Com relação a venda dos fogos, a SMCCU informou que os tradicionais bazares situados no Barro Duro e na praia da Avenida são os locais adequados para a compra desses produtos, mas, que se deve ter um cuidado. “Nós não podemos proibir uma pessoa de comprar os seus fogos para soltar na sua casa, na praia, ou seja lá onde for. Podemos sim, recomendar quais fogos devem ser comprados, como soltá-los, claro, com toda segurança possível”, disse.


Galvaci ainda confirmou que os fogos adquiridos pelos eventos oficiais, nos casos de Benedito Bentes, Jacintinho, Jatiúca e Ponta Verde, são morteiros que requerem um esquema especial para que sejam utilizados. Além disso, para comprar esse tipo de produto, é preciso uma licença do Exército.


Recomendações
O superintendente da SMCCU pede a população alagoana, calma, cuidados e atenção durante as festas de fim de ano, em todas as regiões da capital alagoana. “Para aproveitar bem essa festa de final de ano, basta respeitar as normas e ter bastante atenção. Não quebrar as leis, infringindo as regras na orla, atender as solicitações dos fiscais da SMCCU, cuidado com a bebida alcoólica e o trânsito na região e principalmente, com relação a esses fogos, para que não sejam usados em grandes aglomerações. Atendendo esses requisitos, teremos um final de ano tranqüilo”, finalizou.