As técnicas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Edleuza Maciel (coordenadora do Programa Mais Educação) e Alba Mercia (supervisora do Programa Escola Aberta) participaram, em Brasília, de uma reunião para discutir ações para o próximo ano. Na oportunidade, as atividades do Programa Ensino Médio Inovador também foram debatidas. O encontro teve seu foco voltado para o debate curricular da educação pública e nas definições de estratégias para ampliação, articulação e ações intersetoriais.
A reunião de trabalho levou a Brasília cerca de 350 coordenadores estaduais e regionais dos programas. Durante três dias, diretores, técnicos do MEC e coordenadores discutiram as experiências desenvolvidas em vários estados e a expansão da educação integral em escolas urbanas e do campo e nos territórios do Brasil sem Miséria.
Para Edleuza Maciel, o encontro serviu para uma interação maior entre os coordenadores do programa e discutiu os avanços que o Mais Educação teve em todo o País. “Tivemos um aumento na oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes”, afirma a técnica da Semed.
Já Alba Mercia, destacou que o Programa Escola Aberta incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, das unidades públicas de ensino localizadas, principalmente, em territórios de vulnerabilidade social. “A estratégia potencializa a parceria entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais e esportivas”, disse.
Ao final, o MEC mostrou a importância da integração das políticas públicas na melhoria da educação, informando que o grande desafio dos programas é mostrar como preparar crianças e jovens para viver como cidadãos plenos de direitos, não apenas para o mercado de trabalho, a competitividade e o uso de novas tecnologias.