A 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social de Alagoas (Consocial) já está na internet. No endereço do site (www.consocial.al.gov.br), estão inseridas informações sobre a conferência em todas as suas etapas (municipais ou regionais, estadual e nacional), as marcas e materiais de divulgação, os documentos necessários para downloads, além de notícias, enquetes, imagens e acesso às redes sociais Facebook (Consocial Alagoas) e Twitter (@consocialAL).

Por meio do site, será possível antecipar a inscrição dos delegados eleitos nas conferências municipais e regionais que participarão da etapa estadual. “O site foi feito para compartilhar informações, imagens, vídeos e promover a interação entre pessoas e organizações interessadas na formulação de políticas sobre transparência e controle social. Essa conferência, inédita, é um espaço democrático para debate e o fortalecimento da cidadania”, destaca a controladora-geral do Estado e presidente da Consocial Alagoas, Rosa Tenório.

Prevista para 30 de março de 2012, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, a Consocial Alagoas vai consolidar e referendar as propostas das conferências municipais e regionais realizadas no Estado, encaminhando-as para a etapa nacional, de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília.
Estado

Até o momento, já foram realizadas quatro conferências: A Consocial regional do Médio São Francisco, reunindo Penedo, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Igreja Nova e Porto Real do Colégio; a municipal de São Sebastião; a regional do Médio Sertão, reunindo Santana do Ipanema, São José da Tapera, Olho d’Água das Flores, Pão de Açúcar, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Jacaré dos Homens, Dois Riachos, Poço das Trincheiras e Ouro Branco; e a municipal de Taquarana.

Para janeiro, estão previstos mais quatro eventos. São eles a conferência regional Norte de Alagoas, no dia 17 e reunindo 12 municípios; a de Campo Alegre, em 24 de janeiro; a de Maceió, no dia 26, e a de Igaci, no dia 27. Em fevereiro, já está convocada a Consocial de Limoeiro de Anadia (10/02) e ainda poderão ser realizadas mais 10 conferências compreendendo 17 municípios. As prefeituras têm até 30 de janeiro para publicar os decretos de convocação.