A padaria da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), que faz parte das oficinas de laborterapia, trabalhou pesado neste final de ano produzindo oito mil e 44 panetones. O famoso pão, recheado de passas e frutas cristalizadas e consumido nas festas natalinas, fez a alegria de centenas de crianças e idosos atendidos por várias instituições carentes de Maceió.

Uma dessas instituições foi a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, a Adefal. O superintendente da Sgap, tenente-coronel Carlos Luna, participou da festa de natal da Adefal, e junto com a equipe de Produção e Laborterapia, distribuiu 200 panetones com as crianças atendidas pela entidade.

“Conheço de perto o trabalho e o amor que os gestores e técnicos da daqui dedicam a cada uma dessas crianças. A Sgap é parceira da Adefal, tínhamos o compromisso de participar do natal da instituição”, disse Carlos Luna.

A Casa Dom Bosco; a Paróquia de Fernão Velho; a Fraternidade Casa de Ranquines; o Programa de Educação Solidária, na Grota do Rafael; Casa de Bethânia; em Bebedouro; a Casa do Caminho, em Jaraguá; o Soprobem; o Pavilhão do Basquete, em Jaraguá, e a Base Comunitária da PM, no Jacintinho, foram algumas das instituições que este ano receberam panetones.

Durante as festas de natal, realizadas em cada unidade do sistema penitenciário, todos os reeducandos receberam panetones e também puderam compartilhar o presente com seus familiares.

Fábrica de Panetones - A produção de panetones este ano superou as expectativas. “Planejamos este ano fazer cerca de seis mil panetones, mas com a organização e o empenho de toda equipe foi possível ampliar a essa meta para oito mil”, explicou a gerente de Produção e Laborterapia, Cínthia Moreno.

Para não comprometer a produção diária de pães para o sistema prisional – cerca de cinco mil unidades – os panetones foram feitos no período noturno. “Na padaria, enquanto três pessoas fabricavam os panetones, seis embalavam. Tudo sob a coordenação do servidor José Pereira Oliveira, o Pinto. A equipe de distribuição teve Papai Noel e Mamãe Noel. Foi um trabalho muito gratificante”, destacou a gerente.