Morreu na noite de ontem em Recife aos 89 anos, o jornalista, advogado, ex-vereador , ex-presidente da Federação Alagoana de Futebol e ex-vice presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o Nordeste por três mandatos, José Sebastião Bastos, o Bastinho.

Bastinho estava internado desde o início de dezembro no Hospital Memorial São José, seu corpo chega hoje a Maceió, informações sobre o enterro do desportista ainda não foram confirmadas pela família.

Uma vida de sucesso

José Sebastião Bastos teve uma trajetória vitoriosa se tornando um dos mais reconhecidos desportistas do Brasil. Em 1957 assumiu a Federação Alagoana de Futebol e fez parte da comissão criada pelo governador Luiz Cavalcante para escolher o local onde deveria ser construído o Rei Pelé.

Sua forma de administrar, privilegiando sempre a conciliação, o fez chegar a Confederação Brasileira de Futebol, ainda comandada pelo dirigente João Havelange, que reconheceu em agosto deste ano por meio de uma carta enviada para o jornal Gazeta de Alagoas sua amizade e admiração por Bastinho, depois que o alagoano escreveu um artigo sobre ele.

“Em minha longa vida, pois já cheguei aos 95 anos, jamais recebi um pensamento de um amigo de fato tão profundo como o que você, meu amigo Bastinho, me expressa na carta enviada, com data de 11 de julho do corrente ano, enchendo meu coração de felicidade. Meu caro amigo Bastinho, essa tua iniciativa me tocou profundamente e a guardarei como um símbolo de nossa amizade, que existe há mais de meio século e da qual muito me orgulho”.Disse João Havelange.

Em sua trajetória ligada ao futebol, Bastinho colecionou uma série de títulos e alguns deles estão relacionadas a seguir: Comendas - Floriano Peixoto (2002); Federação Portuguesa de Futebol (2002); Sesquicentenário da Independência(1972); Confederação Sul-Americana (1989); Conselho Nacional de Desportos (1968); Confederação Brasileira de Desportos, presidida por João Havellange (1944); e Confederação Brasileira de Futebol (1999). Sócio Benemérito das Federações do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas e Associação dos Cronistas Desportivos da Paraíba. Seis Bolas de Ouro, Troféu Sérgio Pontes e várias placas.