Os fiscais da Vigilância Sanitária do município deram início, na quarta-feira (21), à inspeção sobre os produtos típicos da época natalina, através de visitas a todos os supermercados e estabelecimentos comerciais especializados nesses alimentos, até o dia 30 deste mês, com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos da ceia de Natal e do rèveillon.
“Nesta época do ano, a culinária festiva requer uma atenção especial, pois a combinação de altas temperaturas no verão com o preparo antecipado dos alimentos, geralmente em grandes quantidades, pode aumentar a ocorrência de infecções alimentares”, reforça o coordenador da Visa Maceió, Ricardo Walker.
Durante as visitas, as equipes têm observado – com o acompanhamento dos responsáveis pelos setores de frios e produtos perecíveis dos estabelecimentos – itens como prazo de validade, acondicionamento e temperatura adequada de perus congelados, chester e bacalhau, entre outros produtos.
“O prazo de validade já é um item comum observado pelo consumidor, mas é preciso estender o olhar, por exemplo, à consistência da ave – que precisa estar completamente congelada – ou do bacalhau – que só deve ser comprado se estiver bem sequinho, sem caldo - pois assim há uma tendência maior desse produto se deteriorar”, diz a inspetora de alimentos, Adriana Guimarães.
Para repassar essas e outras orientações à população, a Visa Municipal elaborou – em parceria com a Visa Estadual – um cartão de Natal diferente, que traz os votos de Boas Festas à população, mas também vem recheado por dicas da Anvisa, de como comprar, manusear e armazenar os alimentos, em especial, os da festividade natalina.
Consumidores que acompanharam a ação nos supermercados aprovaram a fiscalização dos alimentos e a ideia do cartão, dizendo que ações como essas reforçam a confiança deles na hora da compra.