O Presídio Cyridião Durval realizou nesta quinta-feira (22), o “Natal Iluminado”. A festa organizada pela gerência da unidade, com apoio dos servidores e de diversos parceiros, foi uma oportunidade de festejar a aproximação do natal e estreitar os laços familiares entre os reeducandos e suas famílias.

O coral do Cyridião Durval, formado por 20 reeducandos, com acompanhamento de instrumentos musicais, fez umas de suas primeiras apresentações públicas. Um grupo infantil da igreja Assembléia de Deus, do Tabuleiro do Martins, realizou dramatizações musicais encantando a todos os presentes.

A equipe da unidade escolheu músicas natalinas, e a cada participação faziam um histórico das canções, dando mais significado ao festejo.

Com a contribuição decisiva dos servidores da unidade, dez cestas natalinas foram montadas e sorteadas durante a festa. Um reeducando vestido de Papai Noel distribuiu brinquedos, panetones - produzidos na Fábrica de Esperança - , doces, picolés e pipocas. Tudo ao som de um animado DJ.

A festa também teve uma programação educativa. O técnico e educador físico da Secretaria Municipal de Saúde, Sidney Pimentel, juntamente com alunos da FAL, demonstraram a importância da prática de exercíos no ambiente familiar.

Já Renê Monteiro e Hadovaldo Gomes, também da Saúde municipal, falaram diretamente para os reeducandos sobre o combate da dengue dentro dos presídios. Recolher o lixo - principalmente garrafas pláticas - limpar bem as celas e espaços de convivência coletiva. Foram ensinamentos valiosos para todos.

A gerente administrativa do Cyridião, Elizabeth Kummer, disse que a unidade também homegeou reeducandos que se destacaram durante o ano, nos cursos e oficinas laborais. "Nesses momentos precisamos parabenizá-los pelo esforço. É um incentivo para todos".

O gerente geral do Cyridião Durval, Alexssandro da Luz, agradeceu o esforço de todos para a realização do evento. "Especialmente quero agradecer aos servidores da unidade, a Nestlé, através da RT Logística e a Ry Happy Brinquedos. Todos estamos de parabéns por acreditar que ressocialização é possível sim", finalizou.