Ministro da Justiça recebe propostas para melhorar segurança pública em Alagoas

23/12/2011 06:19 - Geral
Por Redação
Image

Ministro da Justiça recebe propostas para melhorar segurança pública em Alagoas

Em busca de soluções para conter os índices de criminalidade em Alagoas, o senador Benedito de Lira (PP-AL) se reuniu, na quinta-feira (21), com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília. O senador apresentou e pediu recursos para algumas ações que podem coibir a violência no estado. Uma das sugestões é a construção de 43 bases comunitárias de segurança – que seguiriam a mesma proposta das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas em comunidades violentas do Rio de Janeiro.

Atualmente, quatro bases comunitárias estão construídas e equipadas em Alagoas e mais quatro estão em fase de construção, financiadas com recursos estaduais. As prefeituras de Arapiraca, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos já disponibilizaram terrenos para a interiorização das bases.

De acordo com Benedito de Lira, o ministro se mostrou preocupado com o cenário de violência e assumiu o compromisso de enviar uma equipe técnica a Maceió, em janeiro, para junto com a Secretaria de Segurança Pública encontrar soluções para atender às demandas apresentadas na audiência. A expectativa é que, após essas reuniões, José Eduardo Cardoso, assine convênios com o Governo do Estado para a implementação dos projetos.

Além de afetar o modo de vida da população alagoana, segundo o senador, as ações do crime organizado, os incêndios a ônibus, os assaltos e os arrastões estão afastando os turistas e trazem reflexos negativos na economia da região. “A população alagoana acredita que o Governo Federal é sensível a essa situação, e que não medirá esforços para socorrer esse ente federativo. Volto a frisar que Alagoas não pode continuar sendo vítima dessa violência desenfreada, que migrou dos grandes centros urbanos do país para locais com segurança pública precária – caso de nosso estado carente de recursos”, ressaltou.

Na proposta apresentada, Benedito de Lira também solicita recursos para a instalação da Planta Digital de Radiocomunicação a fim de melhorar as condições de trabalho das polícias, a construção da nova sede do Instituto de Criminalística e a compra de equipamentos para o Instituto Médico Legal a fim de proporcionar acomodações adequadas para exames periciais, guarda e custódia de provas.

Ainda foi encaminhada a sugestão de instalar uma base fixa da Força Nacional de Segurança Pública em Maceió que poderia facilitar o apoio da tropa aos demais estados do Nordeste que necessitassem de auxílio imediato.

Mapa da Violência – Divulgado no dia 14 de dezembro pelo Instituto Sangari, o Mapa da Violência mostrou que Alagoas é o estado com a maior taxa de homicídios do país. No Estado, 66,8 pessoas foram assassinadas, em 2010, em cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2009, eram 59,9. Já no Brasil, no mesmo período, a taxa foi reduzida de 27 para 26,2.

O estudo traz um panorama da violência nos últimos trinta anos. De acordo com o Mapa, elaborado a partir de números oficiais dos ministérios da Justiça e Saúde, entre 1980 e 1999, as taxas de homicídios de Alagoas acompanhavam bem de perto as nacionais. Mas de 1999 até 2010, os assassinatos aumentaram rapidamente no Estado, registrando crescimento de 228,3%.

Alagoas também é destaque no estudo com o maior número de negros e jovens assassinatos. A pesquisa destacou ainda o crescimento da violência contra homossexuais.

Mais informações: www.mapadaviolencia.org.br

Acesse>>twitter>>@Bsoutomaior

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..