Que o verão é a estação mais esperada do ano, todo mundo já sabe. O que algumas pessoas ainda não tomaram conhecimento é que, a partir desta quinta-feira (22), início do verão, as crises alérgicas provocadas pelo aumento de temperatura no consumo dos condicionadores de ar e os choques térmicos provocados por eles tendem a crescer.

De acordo com o Dr. Sidney Souteban, alergologista do Hapvida Saúde, o verão necessita de cuidados especiais com os aparelhos utilizados em casas e carros. “Ao contrário do que se pensa, as pessoas não devem estar preocupadas apenas com hélice do ventilador, mas sim com a limpeza do ambiente que está em volta dele, porque este aparelho espalha as impurezas. Já o ar-condicionado é diferente, é preciso estar atento com a manutenção dele pelo menos de 3 em 3 ou de 6 em 6 meses, tanto em ambientes de trabalho, residências e automóveis”, explica o especialista.

Ele lembra, ainda, que a o tratamento de alergia é individualizado e que cada caso é um caso “É necessário ser avaliado por especialistas para ver a intensidade e um tratamento medicamentoso. “Esta época do ano, como fica mais seco e chove menos, além de ser irritante, aumenta a poeira. Deve-se evitar o uso de vassouras e procurar o uso de panos úmidos dentro de casa para não espalhar as impurezas no ar. Mas, o verão é bom porque a criançada fica mais livre, tende a ir mais para a rua e isso favorece uma melhora no tratamento do paciente alérgico”, finaliza Dr. Sidney.