A crise europeia voltou a estragar o clima nesta sexta-feira (16), fazendo as bolsas americanas reduzirem os ganhos próximo do fechamento.
A Fitch anunciou no meio da tarde que colocou as notas soberanas de sete países, entre eles França e Itália, em perspectiva negativa, e que pode rebaixar os ratings em até dois degraus.
O índice Dow Jones fechou em leve baixa de 0,02%, aos 11.866 pontos e encerrou a semana com perda de 2,6%; o Nasdaq subiu 0,56%, para 2.555 pontos; e o S&P 500 teve ganho de 0,32%, para 1.219 pontos.
Após o encontro de líderes da União Europeia, nos dias 9 e 10 de dezembro, a Fitch concluiu que uma "solução abrangente" para a crise da zona do euro está "tecnicamente e politicamente fora de alcance".
Na opinião da agência, é necessário um compromisso "mais ativo e explícito" por parte do Banco Central Europeu (BCE) para "mitigar o risco de que uma crise de liquidez" se espalhe para outros países da zona do euro.
Também mereceu destaque nesta sexta um alerta da S&P, de que as economias da Holanda, Alemanha, Bélgica, Áustria e Finlândia sofrerão forte contração no ano que vem.
A boa notícia veio da Itália, onde o governo de Mario Monti ganhou, com facilidade, o voto de confiança sobre seu pacote de medidas de austeridade. Ele pediu o voto para acelerar a passagem de 30 bilhões de euros em reformas do sistema de aposentadoria e em impostos extras, consideradas por ele como essenciais para salvar o país do desastre financeiro.
Já nos EUA, a inflação ao consumidor (IPC) ficou estável em novembro na comparação com outubro, em linha com as estimativas de analistas. Porém, o seu núcleo, que exclui energia e alimentos, subiu 0,2% e veio acima da alta de 0,1% esperada. Na comparação com novembro do ano passado, o IPC cheio avançou 3,4% e o núcleo subiu 2,2%, acima da zona de conforto do Federal Reserve, que é de 2%.
A lista de maiores baixas desta sexta-feira trouxe as ações da Research in Motion, que despencaram 11,2% após a companhia informar que adiou o lançamento de uma nova versão de seu smartphone Blackberry.
Já as ações da desenvolvedora de jogos eletrônicos Zynga estrearam em baixa de 5%. A criadora dos jogos "FarmVille" e "Mafia Wars" levantou US$ 1 bilhão em sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).