A última edição de 2011 do projeto Mercado Cidadão, realizada nesta sexta-feira (16), no Mercado da Produção, pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), foi um sucesso e levou ações de cidadania que transformaram a rotina dos comerciantes e da população.
Muitas pessoas estavam presentes para cortar cabelo, fazer exames oftalmológicos de catarata e glaucoma com o Iofal, bem como fazer cadastro de emprego no Sistema Nacional de Emprego de Maceíó - Sine Maceió. A assessoria jurídica ofereceu informações e atendimento a diversos casos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez campanha educativa sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e distribuiu preservativos.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou cadastro no Programa Bolsa Família e divulgou o Cadastro Único (CadÙnico), sistema que concentra vários programas do governo federal em um único cadastro.
Sempre presente, apoiando o evento e divulgando a campanha “Maceió Mais Verde”, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) também distribuiu 60 mudas de plantas de diferentes tipos.
José Paulo da Silva, aposentado, ficou sabendo da ação por um anúncio na rádio do mercado. “É a segunda vez nesse ano que acontece essa ação aqui. Hoje eu estou, novamente, para cortar o cabelo e ver como anda a minha visão. Esse momento é muito bom pra nós que não temos condições de pagar esses exames”, disse.
O secretário Arnóbio Cavalcanti, o adjunto Geraldo Câmara, o diretor de Abastecimento Chico Lopes e o procurador Afrânio Roberto prestigiaram a edição do projeto e afirmaram estar contentes por fechar o ano com uma edição bem planejada e aperfeiçoada. O diferencial nas duas últimas edições, tem sido a Banda do 59° Batalhão do Exército, proporcionando boa música e alegria a todos os freqüentadores dos mercados.