O Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social (CIPIS) se reuniu pela última vez, nessa quinta-feira (15), para deliberar novos requerimentos com a aplicação dos recursos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (FECOEP). A reunião foi presidida pelo vice-governador José Thomaz Nonô, na Sala dos Conselhos, no Palácio República dos Palmares.
Foram aprovados novos projetos que visam à melhoria da qualidade de vida da população alagoana como o projeto Construção Civil x Autonomia Financeira da Mulher Alagoana, que irá promover a autonomia econômica e financeira de cerca de 450 mulheres nos municípios de Arapiraca, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Piranhas, Penedo e Viçosa, por meio de cursos profissionalizantes no setor da construção civil. Já o projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva Têxtil e Confecções - CPTC irá capacitar costureiras de 18 municípios, gerando emprego, renda e inclusão sócio-produtiva.
A aprovação do projeto de Implantação de Arranjo Produtivo da Cooperativa dos Produtores do Projeto Marituba irá disponibilizar recursos para a aquisição de tanques de resfriamento e Caminhão isotérmico para o desenvolvimento do programa Alagoas Mais Leite, beneficiando cerca de 320 famílias na região do Baixo São Francisco. O projeto Distribuição de Sementes do Estado de Alagoas e o programa Aquisição de Alimentos – Modalidade Especial Leite, irá garantir para mais de 100 mil agricultores familiares em situação de vulnerabilidade social, mais sustentabilidade, combatendo a fome e a desnutrição, por meio da geração de renda no meio rural.
Para o vice-governador, as reuniões do Conselho em 2011 foram muito produtivas. “Durante todo ano tivemos discussões no melhor nível, sempre voltadas ao interesse da sociedade e do Estado. Estou muito satisfeito com os resultados que obtivemos, e a expectativa para 2012 é que possamos aperfeiçoar a utilização deste fundo e mostrar os resultados efetivos do combate a pobreza”, declarou Thomaz Nonô.
CIPIS - Cabe ao Conselho a atribuição de gerir e fiscalizar a utilização dos recursos do Fecoep, que devem viabilizar níveis dignos de subsistência para a população de Alagoas. Em pauta a análise do relatório circunstanciado, distribuição de projetos aos relatores e deliberações sobre projetos e requerimentos já distribuídos.
O fundo investe em projetos que visem combater a pobreza no Estado, com ações de nutrição, habitação, saúde, educação, saneamento básico, reforço de renda familiar, entre outros programas de relevante interesse social, voltados para a qualidade de vida da população.