A mais recente pesquisa sobre o mercado de smartphones norte-americano não traz boas notícias para a Apple. O Android está cada vez mais popular nos Estados Unidos, com 53% do marketshare local. No entanto, apesar de todo este crescimento do sistema operacional móvel do Google, o iOS ainda é o queridinho dos desenvolvedores de aplicativos, segundo estudo feito pelo Flurry Analytics.

As razões para isso são as mais variadas: a fragmentação do Android faz com que seja mais complicado e caro criar aplicativos de qualidade nele. Além disso, os usuários da App Store gastam mais do que os do Android Market. Em números, segundo o Flurry, para cada 1 dólar gerado pro um app no iOS, só se arrecada 0,24 dólares no Android. Sem falar no sistema de pagamento do iTunes Store, ainda não igualado pelo Google, que agora aposta no serviço Wallet para tentar bater de frente com o rival.
Os engenheiros da empresa de Mountain View, no entanto, apostam que isso pode, sim, mudar em 2012. A fatia conseguida pelo Android no mercado americano, de fato, é bem significativa: mais da metade do mercado local – contra apenas 29% do iOS, que parece ter seu crescimento estagnado. Por isso, Eric Schmidt, presidente do Google, afirmou na última semana que acredita que os desenvolvedores irão olhar com mais carinho para a sua plataforma no ano que vem.
As mudanças, no entanto, precisam ser drásticas para favorecer ao Google. Segundo a pesquisa do Flurry, três quartos dos aplicativos desenvolvidos neste segundo semestre de 2011 para tablets ou smartphones ganharam versões para o iOS: 75%, mais até do que os 63% dos primeiros seis meses do ano. Ou seja, mesmo com a queda nas vendas, o iPhone e o iPad ainda estão em alta com os desenvolvedores.