Amanhã, o pleno do TSE tem na pauta um julgamento que poderá mudar os rumos políticos de Alagoas. Um recurso do candidato derrotado nas eleições de 2010, Ronaldo Lessa contra o atual governador do Estado, Teotônio Vilela pode mudar o comando do executivo estadual.

O governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), e seu vice, José Thomaz Nonô (DEM), são acusados de distribuir 1.600 ovelhas a produtores rurais do Agreste e Sertão do Estado nos meses de agosto e setembro de 2010, em plena campanha eleitoral, por meio do programa “Alagoas Mais Ovinos”.

O parecer que pediu a cassação dos chefes do Executivo Estadual foi emitido pela Procuradoria da República em junho deste ano. O relator do processo é o ministro Arnaldo Versiani. Se condenado, Vilela e Nonô ainda podem ficar inelegíveis por três anos.

Lobby das duas partes

Ontem uma nota na revista Isto É, mais precisamente na Coluna do jornalista Ricardo Boechat, dava conta que a presença do governador Teotônio Vilela estaria constrangendo ministros do TSE.

A verdade é que as visitas aos gabinetes de ministros não começaram esta semana, e estão sendo feitas pelos dois envolvidos. O próprio Ronaldo Lessa disse à reportagem do Cadaminuto que está há mais de um mês em Brasília “trabalhando” na questão.

O Cadaminuto apurou que tanto Téo quanto Ronaldo têm sim contado com os serviços de advogados especialistas em lobby junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e que a pressão política é feita pelos dois lados, tornando o resultado imprevisível, se é que este trabalho possa ou não a influenciar os votos dos juízes.

Acompanhamento

O Cadaminuto estará disponibilizando aos internautas uma ferramenta de acompanhamento em tempo real do julgamento, todos podem participar com suas opiniões por meio de comentários no twitter se utilizando da hastag #treal.

Uma equipe do Cadaminuto estará in loco no TSE, trazendo desde o início da tarde informações e entrevistas exclusivas, assim como a repercussão do julgamento, no momento em que ele estiver ocorrendo.