Por uma cultura de paz e não à violência. Em função desse ideal, alunos, pais e professores da escola Denisson Menezes levantaram a bandeira, e vestidos de branco, com faixas, tiras presas à cabeça, balões e cartazes com mensagens de paz, desfilaram pelas ruas do bairro. Essa foi a forma que a escola escolheu de chamar atenção dos moradores, da comunidade escolar e da sociedade sobre os altos índices de violência e convidá-los a promover a paz.

Um palco foi montado onde os alunos realizaram dramatizações. Houve ainda apresentação do coral e outras atrações. A caminhada faz parte da culminância do projeto pedagógico desenvolvido na escola que visa promover a paz e reduzir a violência. Para a diretora da escola, Ana Paula Monteiro, a Caminhada tem por objetivo despertar na comunidade a necessidade de combater preconceitos, a discriminação e a violência. “Precisamos orientar nossas crianças e jovens na busca por uma comunidade pacificada, por meio da educação”, disse ela.

A diretora salienta que a escola esta inserida em um local de total vulnerabilidade social e, segundo ela, é papel da escola ensinar aos alunos que a paz depende das ações de cada um. Consciente do papel da escola em promover atos de combate à violência, Ana Paula Monteiro, destaca que todos os anos são realizados trabalhos como esse, onde conta com o envolvimento de toda a comunidade escolar. “Os professores, por exemplo, desenvolvem, o ano todo, trabalhos de incentivo à paz na escola”, explica.

De acordo com ela, são escolhidas personalidades como Madre Tereza de Calcutá, o Papa João Paulo II e outros grandes nomes que promoveram a paz no mundo para servir de exemplo aos alunos. “Cada turma trabalha um pacifista, suas obras e sua vida. Em seguida, assistem a vídeos e produzem textos”, ressalta ela. A diretora da escola conta que o projeto tem o apoio de toda comunidade escolar, além dos parceiros, como a Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), Secretaria Estadual da Paz e Igrejas.

A auxiliar de sala, Adriana Cristina Almeida, ressaltou que a escola é o melhor local para cultivar a paz e que é preciso trabalhar o tema com as crianças e os jovens, cabendo à escola esse papel. Estudante do 4º ano, Carlos Henrique já entende que evitar a violência é a melhor forma de viver em paz e desenvolver um mundo melhor, por isso ele enfatiza que busca forças na fé, “É importante ter Jesus no coração”, frisa.

Eleneide Bezerra de Oliveira, mãe de aluno, apoia a caminhada e diz que é importante alertar os filhos, pais e a comunidade na tentativa de reduzir a violência. “Temos que dar o exemplo. Quero ensinar aos meus filhos que a paz é o melhor caminho a seguir”, destaca ela.