Muitos historiadores dizem que Maceió originou-se de um povoado em um engenho de cana-de-açúcar em torno de 1609. Outros dizem que Maceió vem do tupi Massayque que significa “aquele que tapa o alagadiço”.

A Vila Maceió foi desmembrada em 05 de dezembro de 1815, da Vila Madalena de Alagoas do Sul, hoje Marechal Deodoro. Em 09 de dezembro de 1839 deu-se a elevação à condição de cidade, principalmente por causa do desenvolvimento vindo da operação do Porto de Jaraguá, que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco, e especiarias.

Segundo o historiador Dimitris Alves, com o contínuo processo de desenvolvimento do município, veio a se tornar a capital da Província de Alagoas em 09 de dezembro de 1839, com o símbolo ato da transferência do baú do Tesouro da Província para Maceió, pelo ouvidor Batalha. Este Baú encontra-se no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, no centro de Maceió.

Para o historiador, Maceió tem mais do que belas praias e Orla. “Maceió é muito rica em história, cultura popular. Claro que temos alguns problemas, como os altos índices de criminalidade, drogas, mas precisamos olhar para frente e buscar formas para melhorar. Mesmo com toda dificuldade, Maceió é realmente um paraíso”, afirmou.

Dimitris fala ainda que Maceió cresceu e as novas vias de acesso que foram e estão sendo criadas fazem a cidade melhor. “Essas vias são uma alternativa para desafogar o trânsito, precisamos ter alternativas de saída. A Avenida Márcio Canuto e a Eco Via, são grandes obras que merecem destaque”, disse o historiador.

Shows animam a cidade

O aniversário de 172 anos da cidade de Maceió vai ser de muita comemoração no bairro histórico do Jaraguá, na noite desta sexta-feira (9).

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), está preparando uma festa para começar às 21h, com show da cantora paraibana Elba Ramalho, que será a grande atração da noite. Artistas da terra como o Galã do Brega e o grupo Los Borrachos Enamorados marcam presença e animam a noite.