Hoje, às 20h, acontece a entrega dos diplomas e homenagens do Prêmio José Aprígio Vilela de Gestão Pública Responsável e Empreendedora, que acontecerá no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Durante a solenidade, os cinco municípios alagoanos que se destacaram no cenário político com ações no âmbito social e participação comunitária serão agraciados com troféus exclusivos assinados pela artista plástica paulista Ligia Stocco.
Durante vários meses, uma Comissão Especial de Atividades Institucionais levantou informações dos municípios, para análise técnica da escolha dos finalistas.
Arapiraca, Atalaia, Junqueiro, Cajueiro e Piranhas foram escolhidos por terem se destacado nas áreas de desenvolvimento social, além de uma administração pública responsável – nenhuma denúncia no Ministério Público por improbidade administrativa, ou indiciado por órgãos da segurança ou órgãos de controle externo. Esse cuidado revela a seriedade do prêmio José Aprígio.
"O evento se reveste em uma homenagem a administradores públicos que têm como conduta não apenas administrações de resultados, mas também o cumprimento dos princípios constitucionais da legalidade e da moralidade.
Em tempos de corrupção epidêmica, como o momento que estamos vivendo, é motivo de muita satisfação premiar aqueles que têm como meta o interesse público. Por uma coincidência o evento está sendo realizado exatamente no Dia Mundial de Combate à Corrupção", afirma o jornalista Pedro Oliveira, Presidente do Instituto Cidadão.
Na ocasião, três personalidades, de instituições públicas e privadas, receberão homenagem através da Comenda do Mérito Dom Hélder Câmara. São eles, o vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô, Marcos Antônio da Rocha, superintendente do SEBRAE e Denisson Albuquerque, delegado titular do 7º DP.
O evento contará com a participação das principais figuras políticas de Alagoas, além de grandes empresários. Após a solenidade, os convidados poderão degustar o coquetel assinado por Izabel Pinheiro.