As comemorações do pré centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga, celebradas na tarde desta sexta-feira (9), pela Câmara Municipal de Maceió, na sede do Poder Legislativo municipal, foram marcadas por muita emoção e poesia. Na ocasião, a cantora Elba Ramalho, o poeta Petrúcio Amorim e o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, foram homenageados com o Título de Cidadão Honorário de Maceió, a Comenda Jorge de Lima e Arnon de Melo, respectivamente. Também durante o evento, sessenta e um forrozeiros de Alagoas foram homenageados com o troféu Luiz Gonzaga.

O presidente da Casa de Mário Guimarães, Galba Novaes (PRB) explicou a iniciativa. “Este é um trabalho conjunto entre a Câmara dos Vereadores e a prefeitura de Maceió. Nesta ocasião, comemoramos não penas o pré centenário de Luiz Gonzaga, mas também o aniversário de Maceió e adiantamos o início das celebrações do Dia Nacional e Municipal do Forró, a ser comemorado no próximo dia 13. Esta é mais uma forma de dizer que a administração desta Casa e do Executivo municipal valoriza os artistas da terra” – destacou Novaes, propositor das homenagens a Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim e Cícero Almeida.

O vereador justificou ainda a decisão de homenagear os referidos artistas nacionais. “Jorge de Altinho merece o Título de Cidadão Honorário de Maceió pelo lindo trabalho que, mesmo sem querer, faz por nossa cidade, no momento em que ele, através de suas músicas belíssimas, divulga nossa Maceió. Já Petrúcio de Amorim é um grande poeta, que com suas composições, engrandece a cultura nordestina” – disse.

Também o vereador Marcelo Malta (PCdoB), propositor da homenagem a Elba Ramalho, utilizou a tribuna para fazer um breve histórico da vida da cantora. “Elba Ramalho, assim como Luiz Gonzaga, tem raízes de solo seco e vegetação árida, o que lhe permitiu a familiaridade com ritmos da região. O Brasil pode ter perdido uma economista e socióloga, formada na Universidade Federal da Paraíba, mas ganhou esta consagrada cidadã formada na mais autêntica universidade da cultura popular brasileira” – contou.

Em agradecimento à honraria, Elba destacou o início de sua carreira, exaltando sua paixão pelo forró. “Quando saí da Paraíba e resolvi ficar no Rio, sabia que algo muito grande me esperava. Uma vez, Luiz Gonzaga me disse: - ‘Lôra’ tá na tua mão a responsabilidade de levar o forró para aquelas bandas lá de baixo e não desgrudar dele nunca’. Hoje faço do forró minha vida, pois ele traduz a nossa cultura, nossa comida, nosso estilo de vida, tudo do nordestino” – afirmou.

O compositor e poeta Petrúcio Amorim destacou a importância de manter o orgulho nordestino. “Recebemos hoje uma injeção de ânimo para nós, nordestinos, que levamos nossa rica cultura para os quatro cantos do país. Não podemos nos curvar nunca para os demais regiões, pois o Nordeste também é Brasil”.

Já o cantor e compositor Jorge de Altinho elogiou a iniciativa da Câmara de Maceió em realizar a solenidade. “Quero parabenizar ao vereador Galba Novaes por dar continuidade ao trabalho maravilhoso, iniciado por seu pai. Sinto-me muito honrado em receber esta homenagem e em poder chegar neste plenário e ver que os ensinamentos do velho Galba continuam sendo disseminados, por você, Galbinha. O Lua uma vez me disse que o homem que ama sua terra e sua gente fica para a história, assim foi com ele, assim foi com seu pai e será com você”.

Com o troféu Luiz Gonzaga e a Comenda Senador Arnon de Mello nas Mãos, o prefeito de Maceió também falou da homenagem. “Estou na minha praia. Sou um brincalhão no forró, mas não por isso deixo de levar a música com seriedade, tanto é que tenho abraçado a lei, de autoria desta Casa, que obriga o município de Maceió a contratar cinqüenta por cento de artistas da terra em eventos culturais” – finalizou.