Desde a manhã desta quinta-feira (08), a Praia da Pajuçara é palco de homenagens a Iemanjá. As festividades seguem até o final da tarde. Como já é tradição todos os anos em Maceió, diversos grupos ligados à religiões de matriz africana comemoram o dia dedicado à Rainha do Mar. Além disso, muitos levaram suas oferendas para Iemanjá.

De acordo com Sidney Miguel dos Santos, do Centro Palácio Ilê Axé de Iemanjá, hoje é dia de festa, já que o 08 de dezembro é para ele a data mais esperada do ano. “Viemos adorar a nossa Rainha, que dia especial é esse. Estou muito feliz em estar aqui”, afirmou.

Sidney veio do bairro da Chã da Jaqueira com um grupo de 60 pessoas, divididos em dois ônibus. “Já há 19 anos que sempre estamos aqui no dia 08 de dezembro”, disse.

Festa das Águas

A comemoração da cultura afro-alagoana este ano tem apoio das Secretarias de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e da Cultura. Com uma vasta programação, o público terá a oportunidade de assistir ao show da cantora Leci Brandão, que ocorrerá em um palco montado próximo ao Ginásio do CRB.

O dia vai reunir religiosos de matriz africana numa grande festa em homenagem a Iemanjá, a Grande Mãe e senhora de todas as águas. A simbologia representa a auto-afirmação da identidade religiosa dos afro-alagoanos. Pessoas de várias localidades homenagearão a deusa nas areias da praia e, a partir das 15 horas, acompanharão as apresentações dos diversos grupos culturais afro-alagoanos. A atração principal, a compositora carioca Leci Brandão, sobe ao palco às 18h30.

.A Festa das Águas surgiu como mais uma nova demanda dentro da grande festividade popular do dia 08 de dezembro. A comemoração é um momento escolhido para demonstrar adoração aquela que é um dos orixás mais respeitados e populares.

A programação conta com apresentações dos grupos Arê Iorubá (Núcleo Cultural da Zona Sul); Maracatu Raiz da Tradição (Abassá de Angola de Oyá Igbalé); Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara); Afoxé Oju Omin Omorewá; Coletivo AfroCaeté; e Leci Brandão (RJ). Acontecerá também Roda Aberta de Capoeira com representantes de diversos grupos de Alagoas; Maculelê do Yá Capoeira; e a performance afro Eu Sou (CEPA Quilombo).