Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (7), com o professor Evaldo Mendes e docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), responsáveis pela administração do portal Wiki Alagoas, para discutir questões técnicas e de aprimoramento do conteúdo do projeto.
O Wiki Alagoas é uma plataforma colaborativa que contém informações atualizadas sobre a história, cultura, esporte, geografia e de dados socioeconômicos dos 102 municípios alagoanos. O projeto de implantação do portal é financiado pela Seplande, sendo executado e supervisionado pelo professor Evaldo Mendes e dez bolsistas da Ufal, estudantes de cursos como Jornalismo, Geografia e Economia, bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
“Apostamos no Wiki Alagoas por se tratar de uma importante ferramenta de conhecimento e disseminação da informação para todos os alagoanos, como também para aqueles que desejam saber mais sobre o nosso Estado. Vamos nos aprofundar em alguns pontos para que haja um melhoramento em acessibilidade, operacionalidade e na qualidade do conteúdo”, pontuou o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande, Thiago Ávila.
A plataforma, que já está disponível, mas ainda em fase de formatação, pode ser atualizada por qualquer usuário interessado e que possua informações relevantes para serem expostas no site. Para se cadastrar, basta acessar o endereço www.wikialagoas.al.org.br e clickar na opção “Criar uma conta ou entrar”. As revisões e validações desse conteúdo inserido são feitas pelos próprios usuários e pela coordenação do projeto.
Durante a reunião, foram discutidos alguns aspectos de melhoria do site como a categorização de conteúdo por assuntos específicos, a indicação das fontes dos dados extraídos, entre outras questões referentes à navegação.
O professor Evaldo Mendes explicou todos os detalhes do portal, que, segundo ele, é fruto de um trabalho integrado dos estudantes, que trabalharam de forma incessante para coletar e compilar as informações. Esse busca pelos dados vem sendo feita desde janeiro de 2011, data em que a parceria entre Ufal e Seplande foi estabelecida.
“Entramos na etapa onde os últimos ajustes serão realizados. Sabemos que alguns pontos precisam ser melhorados, mas temos que destacar a produção de todos os docentes envolvidos, que conseguiram obter e compartilhar um extenso conteúdo. O Wiki Alagoas vai oferecer à sociedade a chance de conhecer informações de qualidade sobre a rica história do Estado”, explicou o professor.
--