A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) vai capacitar 30 de seus técnicos para que eles possam, junto com os agricultores, iniciar a implantação de unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais).

A capacitação será realizada de 12 a 15 de dezembro, na Fazenda da Esperança, em Marechal Deodoro, sempre a partir das 8h da manhã. De acordo com a gestora do Programa Pais, a engenheira agrônoma Larissa Marinho, esses técnicos são oriundos das regiões do Baixo São Francisco, Metropolitana, Médio Sertão e Vale do Paraíba.

“As capacitações vão continuar e em breve vamos capacitar outros grupos de técnicos”, explicou a gestora. Ao todo, 330 unidades Pais serão implantadas pela Seagri, numa ação que conta com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

“Essas unidades permitem a produção de alimento de modo sustentável, em harmonia com o meio ambiente e com os recursos naturais. Em cada unidade é possível produzir vários tipos de alimentos, principalmente hortaliças, que tanto podem ser consumidos pela família quanto comercializados”, enfatizou a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Inês Pacheco.

A proposta do Pais é reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, diversificar a produção, utilizar com eficiência os recursos hídricos, alcançar a sustentabilidade e produzir em harmonia com os recursos naturais.

“Competir com o grande produtor é impossível, mas não usar veneno nos alimentos é possível e passa a ser um diferencial no mercado agrícola. Temos a determinação do governador Teotonio Vilela de promover a inclusão produtiva para os pequenos agricultores, e o Programa Pais é uma alternativa viável para pequenas propriedades”, informou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.

A capacitação será ministrada pelo consultor e engenheiro agrônomo Aly Ndiaye, que desenvolveu a tecnologia Pais. Outras informações pelo telefone (82) 3315-1373, das 8h às 14h.