Lugar de tradicional homenagem a Iemanjá, a praia de Pajuçara será palco, nesta quarta-feira (08), da Festa das Águas. A comemoração da cultura afro-alagoana, que acontece por iniciativa e esforço popular, este ano tem apoio das Secretarias de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e da Cultura. Com uma vasta programação, o público terá a oportunidade de assistir ao show da cantora Leci Brandão, que ocorrerá em um palco montado próximo ao Ginásio do CRB.

O dia vai reunir religiosos de matriz africana numa grande festa em homenagem a Iemanjá, a Grande Mãe e senhora de todas as águas. A simbologia representa a auto-afirmação da identidade religiosa dos afro-alagoanos. Pessoas de várias localidades homenagearão a deusa nas areias da praia e, a partir das 15 horas, acompanharão as apresentações dos diversos grupos culturais afro-alagoanos. A atração principal, a compositora carioca Leci Brandão, sobe ao palco às 18h30.

As atividades culturais concentram-se na praia de Pajuçara. Além da devoção, a ação alerta para o preconceito historicamente construído e sustentado na sociedade contra as manifestações afro-brasileiras, heranças ancestrais dos povos negros em terras alagoanas. “O espaço é uma conquista, pois há quatros anos, devido à intolerância religiosa, os grupos são colocados de escanteio”, definiu mestre Cláudio, gerente afro quilombola da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

A Festa das Águas surgiu como mais uma nova demanda dentro da grande festividade popular do dia 08 de dezembro. A comemoração é um momento escolhido para demonstrar adoração aquela que é um dos orixás mais respeitados e populares.

O evento é uma realização da Articulação dos Grupos da Cultura Popular e Afro-Alagoana (CEPA Quilombo, Quintal Cultural, Maracatu A Corte de Airá, Maracatu Raiz da Tradição, Núcleo Cult. da Zona Sul, Afoxé Omorewá e Coletivo AfroCaeté) e pela Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. E conta com o apoio da Federação Zeladora das Religiões Tradicionais Afro-brasileiras de Alagoas. Acontecerá no dia 8 de dezembro, às 15h, no início da Praia de Pajuçara (em frente ao ginásio do CRB).

A programação conta com apresentações dos grupos Arê Iorubá (Núcleo Cultural da Zona Sul); Maracatu Raiz da Tradição (Abassá de Angola de Oyá Igbalé); Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara); Afoxé Oju Omin Omorewá; Coletivo AfroCaeté; e Leci Brandão (RJ). Acontecerá também Roda Aberta de Capoeira com representantes de diversos grupos de Alagoas; Maculelê do Yá Capoeira; e a performance afro Eu Sou (CEPA Quilombo).