A Palestra realizada pela Academia da Polícia Civil (Apocal) lotou a Câmara de Vereadores de Capela, ontem (6), sob o tema "A Importância da Assessoria da Mulher da Polícia Civil na Otimização do Acolhimento da Mulher Vítima de Violência”.
Na ocasião foram discutidos vários assuntos como a especialização do profissional de segurança pública no atendimento à mulher vítima da violência doméstica, a aplicação da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), a implantação da rede de apoio à mulher vítima de crime e o papel do Conselho Municipal da Condição Feminina nos casos de agressão sofrida pela mulher no ambiente familiar.A Assessora da Mulher da Polícia Civil, Fernanda Ramires foi uma das palestrantes e destacou a necessidade do acompanhamento das mulheres vítimas da violência doméstica por órgãos públicos e entidades civis, com o objetivo de proporcionar a essas mulheres um atendimento psíquico, social e jurídico.
“A maioria dos casos atendidos são de mulheres que sofreram ou sofrem agressões, por seus maridos ou companheiros, por um longo tempo e que, na maioria das vezes, não os denunciam pela falta de informação ou medo da reação do companheiro após a denúncia,” explicou a assessora.
Fernanda Ramires também falou sobre o Mapeamento da Rede de Enfretamento à Violência contra a Mulher em Maceió, lançado em 29 de novembro e que objetiva orientar os que fazem parte da rede, em relação aos serviços existentes. Segundo ela, a Assessoria Especial para Assuntos da Mulher da Policia Civil de Alagoas realizado na Central de Policia de Maceió é um dos serviços que compõem a rede. “Realizamos um atendimento diferenciado para as mulheres vítimas de violência. Lá nós orientamos, informamos e encaminhamos essa mulher para os serviços da rede, de acordo com seu caso concreto”, esclareceu.
Já a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina de Maceió, Eulina Ferreira Neta, falou sobre as atividades do Conselho no amparo a proteção da mulher.
Para Eulina Ferreira, é importante ressaltar a necessidade de que os policiais ao atenderem as mulheres vítimas de violência, sejam mais sensíveis com a situação delas, sempre evitando um pré-julgamento e transmitindo uma relação de confiança.
Outro tema debatido por Eulina foi a Campanha Brasileira do Laço Branco, que tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Todos os homens presentes ao evento receberam um laço branco, símbolo da campanha.Durante as palestras, a diretora da Academia de Polícia Civil de Alagoas, delegada Simone Marques, além de agradecer o convite feito pelo Secretário Municipal de Infraestrutura, Thiago de Medeiros Moura, informou também, que com o evento, a Apocal conclui o calendário de atividades do ano de 2011 e que a intenção é realizar outras palestras e cursos no interior do Estado em 2012.
Na ocasião, além da população local, diversas autoridades estiveram presentes, a exemplo do Prefeito de Capela, Adelmo Calheiros; Presidente da Câmara de Vereadores, José Eduardo de Almeida e Chefe de Operações Policiais da Delegacia de Capela, Elvan Silva Santos, como também secretários municipais e representantes do Conselho Tutelar, Associação Comunitária dos Moradores; CRAES; Guardas Municipais, PET e das escolas Porfírio Moreira e Cícero Cabral Toledo.