O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), publicou o edital para credenciamento das entidades interessadas em receber sementes para a safra 2012. O documento se chama Edital de Credenciamento Seagri N° 005 / 2011 - Distribuição de Sementes e está publicado no site da secretaria, no endereço eletrônico http://www.agricultura.al.gov.br/.
De acordo com o documento, associações, cooperativas, federações, sindicatos rurais e Prefeituras Municipais têm até o dia 29 de janeiro de 2012 para entregar suas propostas e fazer o credenciamento para receber sementes de feijão, milho, algodão, arroz, mamona e sorgo.
O documento que deve ser preenchido e entregue na Seagri ou em um dos escritórios regionais encontra-se junto do Edital de Credenciamento. É este documento que será considerado como proposta para recebimento de sementes de cada entidade. Quem não tiver acesso a computador e internet pode obtê-lo nos escritórios da secretaria.
Além de Maceió, a Seagri possui escritórios regionais em Porto Calvo, União dos Palmares, Penedo, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Batalha, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.
“Todas as propostas serão avaliadas por uma Comissão Estadual de Sementes. Após a seleção por essa comissão, as entidades habilitadas ao recebimento de sementes para a safra 2012 serão notificadas de sua admissão ao credenciamento”, explicou a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Inês Pacheco.
Ainda segundo o edital, os municípios e famílias que aderiram ao Programa Garantia Safra terão prioridade de atendimento mediante apresentação do Termo de Adesão do município. A entrega de sementes deverá se iniciada em março de 2012.
A superintendente Inês Pacheco explicou que cerca de 1.200 toneladas de sementes deverão ser entregues aos agricultores entre março e agosto de 2012, por meio do Programa de Sementes. “Entre 800 e 900 toneladas serão adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), como ocorre todos os anos, por meio de licitação. O restante será oriundo das compras da Conab pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, destacou a superintendente.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), numa ação do Programa Brasil Sem Miséria, vai adquirir sementes crioulas de entidades alagoanas e repassar esse material à Seagri, que fará a distribuição por meio do Programa de Sementes.
Outras informações sobre o edital que credencia entidades para distribuição de sementes em 2012 pelo telefone (82) 3315-1373, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.
Negócios