A equipe móvel da Gerência de Barreiras e Trânsito Agropecuário da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou, no mês de novembro, 13 operações de fiscalizações do transporte de cargas – animal e vegetal – em 12 municípios alagoanos.
Nas duas primeiras semanas de trabalho, as ações foram desenvolvidas nos municípios de Porto Calvo; São Luis do Quitunde, Ibateguara; União dos Palmares; Viçosa, Chã Preta; Cajueiro; Palmeira dos Índios; Batalha; Senador Rui Palmeira e Olho d´Água das Flores, além de Dois Riachos.

Foram fiscalizados pelos técnicos da Adeal 109 veículos; 149 Guias de Transporte Animal (GTA) e lavrados quatro autos de infração, além de um rechaço de carga de citros. Nas 13 operações, também foram fiscalizados 931 animais entre bovinos, caprinos, ovinos e suínos, além de 35.520 aves adultas e pintos de um dia.

A equipe móvel de barreiras entrou em atividade na segunda quinzena de novembro com a finalidade de reforçar a fiscalização de veículos que realizam o transporte de animais e vegetais nas rodovias alagoanas.

Formada por veterinários, agrônomos e assistentes técnicos, a equipe técnica de fiscais da Adeal exige dos condutores dos veículos a documentação sanitária, a exemplo da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) ou - em caso de transporte de animais - a Guia de Transporte Animal (GTA).

O condutor do veículo flagrado com carga sem documentação tem o veículo retido. Já o transportador e o proprietário dos animais ou vegetais são multados.