O Brasil está entre os três melhores destinos para investimento estrangeiro direto (FDI, na sigla em inglês), segundo o índice de confiança FDI divulgado pela consultoria A.T. Kearney nesta quarta-feira. Em 2010 o País ocupava a quarta colocação. China e Índia, outros países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), ocupam o primeiro e segundo lugar, respectivamente. Os Estados Unidos caíram da segunda para a quarta colocação.

De acordo com a pesquisa, os investidores relataram o maior grau de otimismo para estes três países, sendo que 46% veem o Brasil com otimismo. O País é considerado um "imã de oportunidades" e atrai cerca da metade de todo o investimento estrangeiro direto da América Latina. Além disso, a China se tornou o maior investidor estrangeiro direto do Brasil, com foco em commodities e em energia.

As economias em desenvolvimento correspondem a metade dos primeiros 25 países do índice, indicando que os fluxos para estas regiões estão acelerando na medida em que o investimento busca reforço, segundo a consultoria. O levantamento também aponta que os investidores estão se voltando cada vez mais para os países em desenvolvimento devido ao mercado consumidor estar em rápido crescimento e o custo da mão de obra ser menor.

O estudo é realizado há 13 anos pela empresa de consultoria global de gestão A.T. Kearney. A China permanece como o melhor destino para os investidores estrangeiros desde 2002. "Os Estados Unidos caíram do segundo para o quarto lugar por conta do impasse da dívida que tem forte peso para o investidor", afirma a consultoria em nota.