Suplentes assumem vagas de vereadores cassados em MT

05/12/2011 07:40 - Brasil/Mundo
Por Redação

Os três parlamentares que ocupavam a suplência dos vereadores cassados por quebra de decoro durante sessão na Câmara de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá, foram oficializados como titulares do mandato. Eles já ocupavam a cadeira desde a prisão de Gerson Luiz Frâncio (PSB), Francisco das Chagas Abrantes (PR) e Roseane Marques de Amorim (PR), em junho deste ano durante operação 'Decoro', desencadeada pelo Grupo Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público Estadual.

Elias Maciel (PSB) ficou com a cadeira de Gerson Frâncio; Jane Delalibera (PR), com a de Chagas e Marcelo Lincon (PR) permanece na vaga de Roseane Marques. De acordo com o presidente do Poder Legislativo, Luis Fábio Marchioro (PDT), os três são oficialmente detentores do mandato que se estende até 31 de dezembro de 2012. Marchioro diz que até o momento, a câmara não foi informada se os três parlamentares cassados já ingressaram na Justiça recorrendo da decisão.

Na sessão histórica que resultou na perda dos mandados, os vereadores de Sorriso entenderam que houve quebra de decoro parlamentar. Os três são suspeitos de exigerem do executivo municipal vantagens ilícitas em troca de apoio político. Foram cerca de 13 horas de julgamento até ser expedida a decisão final.

Na última semana, durante a primeira sessão após a de cassação, os vereadores leram a ata de 12 páginas que oficializava o resultado. Os três suplentes, que já ocupavam as cadeiras, foram oficializados no cargo.

Em entrevista ao G1, o advogado Rogério Ferreira da Silva, que representa Gerson Frâncio e Roseane Amorim, disse que recorreria da decisão, sem adiantar quais argumentos poderiam ser utilizados. Já Chagas Abrantes acionaria sua assessoria jurídica para definir quais decisões seriam tomadas. Após ser cassado, ele disse estar surpreso com o resultado do julgamento na sessão da Câmara de Vereadores em Sorriso.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..