PM apresenta nova arma “alugada” contra o crime em Alagoas

05/12/2011 08:28 - Maceió
Por Redação
Image

Alagoas ganhou, mesmo que de forma temporária, uma nova arma contra o crime organizado no Estado. A Polícia Militar apresentou o novo helicóptero que reforçará a segurança e combaterá a violência. No entanto, a aeronave ainda não é própria, já que um contrato de apenas quatro meses garante a ferramenta no Estado. Porém, foi confirmado que o processo licitatório para aquisição de um helicóptero particular terá início ainda este mês.

A nova ferramenta contra o crime organizado em Alagoas foi apresentado numa ação simples e sem a presença de autoridades políticas. No Jaraguá, estiveram apenas oficiais da PM, encabeçados pelo Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Luciano Silva e o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Tenente Coronel Thúlio.

A aeronave ficará em posse do governo do Estado por aproximadamente quatro meses, quando será utilizada principalmente no reforço das festas de final de ano, em especial o ano novo na orla marítima, além dos eventos da alta estação e do carnaval. “Mais uma ferramenta para ajudar na segurança e patrulhamento em Alagoas. Dentro das suas limitações, essa aeronave irá contribuir e muito para o nosso trabalho”, afirmou o Tenente Coronel Thúlio.

As atividades da aeronave ficarão sob responsabilidade do comando geral da PM, mas a execução de qualquer operação ficará à cargo do Comando de Operacional de Apoio Aéreo (COAA), um grupamento que faz parte do BOPE.

A princípio, com a aeronave alugada, a pilotagem da mesma ficará sob responsabilidade de um piloto da empresa “Fly One”. No entanto, a PM tem seis pilotos preparados para assumir o posto, sendo que quatro estão lotados no gabinete do governador e dois estão sendo requalificados e podem ser deslocados para essa nova ferramenta.

O CadaMinuto apurou que o helicóptero ainda não é dos mais completos e será usado de início, em ações durante manhã ou tarde e apenas em casos de emergência no período da noite, uma vez, que não tem infra-vermelho e canhão de luz.

Ainda com a aeronave alugada, o comandante geral da PM, Coronel Luciano Silva, confirmou o processo licitatório para este mês de dezembro. “Ainda este mês estará começando a licitação e acredito eu, que no segundo semestre de 2012, já estaremos com a aeronave própria da Polícia Militar”, disse. A aeronave à ser adquirida será completa, diferente da apresentada nesta segunda-feira. Além disso, policiais militares, de soldado à sargento estão sendo preparados para assumir os postos na aeronave, quando forem solicitados.

A coordenação, fiscalização e agendamento semanal das ações da nova aeronave terão o comando do capitão Assunção do BOPE, que já iniciou desde a última sexta-feira, assim que pousou em Maceió, uma espécie de “CheckIn”, onde sobrevoou as regiões das Avenidas Fernandes Lima-Durval de Góes Monteiro, nos bairros do Farol e Tabuleiro, além do Jacintinho e a Orla Marítima.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..