Pesquisa aponta que 76% dos consumidores devem comprar no final do ano

05/12/2011 12:21 - Economia
Por Redação
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A pesquisa sobre a Intenção de Compras do Consumidor de Maceió para Natal/Ano Novo, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), aponta que 76% dos consumidores da capital alagoana têm intenção de ir às compras. Da relação de produtos de intenção de compras do consumidor, vestuário lidera com 57,57%.


O Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD) entrevistou 540 pessoas entre os dias 25 a 30 de novembro. 71% dos entrevistados alegaram que recebem 13º salário e pretendem utilizar a gratificação para quitar dívidas (23,9%), fazer as compras de Natal (23,1%), guardar para compromissos em janeiro (10,6%), aplicar o dinheiro (8,1%), utilizar para reforma residencial (6,1%), gastar com as férias (3,9%) e outros (3,3%).


Os itens mais apontados pela pesquisa para consumo em dezembro pelos consumidores maceioenses são: vestuário (57,57%); calçados (33,75%); perfumaria e cosmético (19,35%); brinquedos (14,89%); cintos e bolsas (10,92%); celular (9,43%); livros (7,69%); óculos/relógio (6,45%); outros (5,37%); eletroeletrônico (5,21%); cesta de café da manhã (4,47%); artigos esportivos (4,71%); CDs e DVDs (3,72%); eletrodoméstico (2,73%). Para a pergunta, os entrevistados podiam citar mais de um tipo de presente como resposta. Neste caso, a soma dos resultados pode superar os 100%.


A intenção de gastos com presentes para 21% dos entrevistados deve ficar entre R$ 51 a R$ 100. Para 16%, entre R$ 101 a R$ 150. Já para 15%, a intenção de gastos com presentes deve ficar entre R$ 251 a R$ 300. 13% pretendem gastar entre R$ 201 a R$ 250. 12%, acima de R$ 400. 8% até R$ 50 e outros 8% entre R$ 151 a R$ 200.


Quando questionado sobre a forma de pagamento utilizada para fazer as compras de Natal, 64% dos entrevistados afirmaram fazer compras a prazo. Sendo as compras parceladas a opção preferida pelos entrevistados (53,3%). Dos entrevistados, 22,74% pretendem comprar à vista com a opção cartão de débito, 11% à vista no dinheiro, 9,78% devem utilizar o cartão de crédito rotativo e a maioria pretende comprar com o cartão de crédito parcelado (53,3%).


A pesquisa aponta ainda que as compras à vista aparecem em maior percentual na faixa de renda entre seis a dez salários mínimos (37,09%). Seguido da faixa de renda até dois salários mínimos (35,08%).


Quanto ao local onde os consumidores pretendem realizar as compras de Natal/Ano Novo são as seguintes: lojas de shoppings (49,63%); lojas do Centro da Cidade (26,89%); galerias comerciais (7,33%); internet (5,87%); supermercados (4,4%); comércio informal (3,18%); outros (0,27%).


Conforme a pesquisa, os motivos que mais influenciam a escolha do local são preço (27,38%) e promoção (21,03%). Outros motivos também foram citados como estacionamento (1,96%); variedade (11,98%), atendimento da loja (10,51%), qualidade dos produtos (7,82%). E 16,63% afirmaram sair de casa já sabendo o que vai comprar.


Em relação ao melhor dia para realizar as compras, 43,77% afirmaram não ter dia certo. Para 23,23%, o melhor dia da semana é o sábado. Seguido do domingo (7,33%), terça-feira (8,56%) e quarta-feira (7,33%).


PERFIL


A maioria dos entrevistados da pesquisa realizada pela Fecomércio foi do sexo feminino (54%). Com relação à faixa etária dos entrevistados, foram ouvidos consumidores entre 18 e 24 anos (22%); 25 a 34 anos (26%); 35 a 44 anos (37%) e acima de 45 anos (14%).


Quanto à renda familiar, 39% dos entrevistados alegaram receber até dois salários mínimos. 37% informaram receber entre três a cinco salários mínimos e 17% entre seis a dez salários mínimos. Já 7% dos entrevistados afirmaram ter uma renda superior a dez salários mínimos.


No que se refere ao grau de escolaridade, 14% possui o Ensino Fundamental, 44% tem o Ensino Médio. Do total, 32% possuem Ensino Superior e apenas 5% tem no currículo pós-graduação. Outros 5% tem formação técnica.


NOVIDADE


A pesquisa inseriu um novo questionamento, a pretensão de viajar no período de Natal e Ano Novo e 78% afirmaram que não pretendem viajar. Dos 22% que manifestaram o desejo de viajar, 58% pretende visitar outros estados a exemplo do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro.


Já 38% manifestaram intenção de viajar para municípios alagoanos e os mais citados foram: Paripueira, Penedo, Palmeira dos Índios e Arapiraca. E apenas 4% citaram viagens internacionais.

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