A realização da 42ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) em Maceió foi considerada um sucesso pelos anfitriões e organizadores do evento. O ponto alto se deu com a assinatura do termo de adesão do governo alagoano ao Funad (Fundo Nacional Antidrogas), que assegura recursos provenientes da venda de bens de traficantes para ações de combate às drogas e tratamento de dependentes químicos;


A Secretaria da Defesa Social aproveitou o encontro para trocar experiências com outros estados para reforçar o combate à criminalidade em Alagoas. Durante o evento, o secretário Dário Cesar anunciou a implantação no próximo do policiamento por áreas integradas, com o estabelecimento de metas para a polícia Civil e a Militar.


O projeto é baseado em experiência adotada nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, que deu resultados positivos na área de segurança pública, a partir de um trabalho conjunto entre os órgãos policiais. O programa Ronda Cidadã também é uma experiência exitosa que vem dando certo nas áreas de atuação da PM.


Durante a reunião do Consesp, a Defesa Social assinou ainda um protocolo de intenções com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás visando à transferência de tecnologias entre as duas pastas. Para viabilizar a medida, será criada uma comissão formada por gestores técnicos para definição dos objetos alvos da transferência tecnológica.


“A intenção do Consesp é justamente levar para nossos estados o que vem sendo feito de eficaz em outros estados para combater a violência Não tenho dúvidas de que todas as experiências exitosas também darão resultados em Alagoas, porque o atual governo está empenhado em reduzir os índices de violência”, ressaltou o secretário Dário Cesar.


“Esse intercâmbio entre os secretários de Segurança Pública é importante para que possamos discutir conjuntamente ações para reforçar o combate à criminalidade e também apresentar propostas nessa área ao governo federal, por meio de convênios e repasses de recursos”, disse o presidente do Consesp, Wantuir Jacini A próxima reunião do Consesp será em março no Rio de Janeiro.