Durante coletiva, na tarde desta segunda-feira (05), o presidente do Tribunal Regional de Alagoas Eleitoral (TRE-AL), apresentou dados sobre o recadastramento biométrico no estado. O juiz Maurílio Ferraz, coordenador da biometria, e Luiz Gustavo Oliveira, responsável pelo recadastramento em Maceió, também falaram à imprensa.

De acordo com Manso, Maceió será a primeira capital do País a concluir o recadastramento, o que acontece no próximo dia 16. O final do processo em Alagoas somente ocorrerá em março, já que o prazo para os eleitores de Arapiraca, São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios foi prorrogado até 2012.

“Com a conclusão em Maceió esperamos atingir pouco mais de 80% dos eleitores e com isso, teremos cerca de 20% dos títulos cancelados. No começo foi muito difícil e chegou ao ponto de o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Lewandovski, mandar a gente suspender a biometria em Alagoas. Eu disse que de modo algum e, devido a essa persistência, com o trabalho da nossa equipe, estamos levando essa empreitada”, colocou Manso.

O presidente do TRE fez um apelo aos eleitores que não deixem para última hora para comparecer aos postos de recadastramento. “Não haverá prorrogação. No dia 16, prazo final, vamos ter o horário estipulado e quem chegar depois disso não será atendido”, orientou.
Para Manso, com a revisão biométrica, as fraudes ocorridas no dia da eleição não acontecerão mais. “Isso acaba totalmente com a fraude eleitoral em Alagoas. Vai acabar com o ‘voto formiguinha’, com aquele voto de última hora, já que não há como uma pessoa votar no lugar de outra”, garantiu.

Interior

Em algumas cidades do interior, como Capela, Cajueiro, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Anadia, Tanque d’Arca, Junqueiro e Teotônio Vilela o prazo foi prorrogado. Para cada município há uma data de diferente.

Cacimbinhas, de acordo com o TRE, foi a cidade com os melhores resultados na biometria. Os eleitores do local foram os que mais compareceram à convocação do órgão em todo o estado.

Joaquim Gomes

Sobre as eleições na cidade de Joaquim Gomes, marcadas para o próximo domingo (11), Manso afirmou que o TRE espera que o pleito ocorra sem problemas no município. O desembargador colocou que está marcada uma reunião essa semana com as Polícias Federal, Rodoviária Federal e Civil para acertar os últimos detalhes do planejamento para o dia 11.

“Houve um recursos tentando impedir a eleição, mas foi negado pelo TSE. Acreditamos que as eleições serão tranquilas. Em Joaquim Gomes, será inaugurada a eleição já com a biometria no estado”, colocou.