Documentos inéditos, investigação jornalística, depoimentos de profissionais de imprensa que lidam com a informação oficial e embasamento teórico. Estes são os ingrediantes que compõem o livro “A gente se vê na comunicação de governo?”, do jornalista e ex-secretário de Comunicação do Estado, Joaldo Cavalcante. “Apesar de vivermos num sistema federativo, o poder central se exime da responsabilidade de construir parcerias e políticas de comunicação duradouras com as estruturas de comunicação dos entes federados”, afirmou o autor.
Como há poucas referências bibliográficas no Brasil acerca de comunicação governamental, Joaldo Cavalcante resolveu buscar fundamentação na própria história do País, desde a colonização, para explicar as razões pelas quais o sistema de poder é tão centralizador. “por conseqüência, a comunicação institucional não poderia ter outras características, apesar dos avanços democráticos conquistados com a Constituição de 1988”, argumenta Cavalcante.
No desenvolvimento de sua tese, o autor trata da origem centralista da comunicação e dos momentos em que houve avanços e retrocessos. “Mais do que defender o princípio da regionalização da comunicação na esfera governamental, procurei levantar dados que robustecem a importância de se regionalizar, até para promover a integração de diferentes realidades existentes num mesmo território”, explica Joaldo.
Na hora de confrontar a teoria e a pesquisa acadêmica com a realidade objetiva, o autor elencou exemplos que consagraram no decorrer de sua experiência como secretário de Estado, de 1999 a 2006. “Com relação à indiferença do governo da União, achei por bem submeter todos os ex-gestores da Secom de Alagoas a um questionário”. Os depoimentos colhidos foram interpretados e viraram um capítulo inteiro do livro.
O livro “A gente se vê na comunicação de governo?” possui 150 páginas e vem com prefácio do historiador Douglas Apratto, que assim sintetizou seu ponto de vista em relação à obra: “O texto conduz o leitor às origens do mal, à tradição eminentemente centralizadora do Brasil refletida em várias frentes governamentais, inclusive na política de comunicação oficial”. A obra traz ainda o testemunho do professor José Marques de Melo, que é docente fundador da Escola de Comunicação e Artes da USP. O lançamento, com noite de autógrafo está previsto para esta terça-feira, dia 6, a partir das 18 horas no Mercado 153, no primeiro andar do Maceió Shopping.