O programa Balançando o Ganzá, da TV Educativa de Alagoas (TVE), emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), exibe neste sábado (03), às 11horas, reedição do programa “Balançando o Ganzá” com o professor, pesquisador e folclorista, Pedro Teixeira.
Durante o programa, o público vai rever entrevistas feitas com familiares do folclorista que contam um pouco da sua trajetória e luta para manter viva o folclore e valorização de Chá Preta, sua cidade natal. A atração traz depoimentos do saudoso professor Ranilson França e do próprio Pedro Teixeira, além de registros das primeiras aparições do saudoso mestre Verdilinho.
Pedro Teixeira de Vasconcelos nasceu no dia 12 de outubro de 1916, no Engenho Bom Sucesso, município de Chã Preta, AL. Fez o primário em Chã Preta e Viçosa (1925/29), o curso básico de seminário no Seminário Metropolitano de Maceió (1929/33) e cursou o Colégio Normal Joaquim Diegues (Viçosa, 1936). Sua vocação sempre foi o magistério. Ensinou línguas e Folclore em vários colégios e ajudou a fundar diversos estabelecimentos de ensino.
Foi funcionário público, membro do Conselho Estadual de Cultura, da Sociedade de Cultura Artística, faz parte da Comissão Alagoana de Folclore e do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Publicou vários trabalhos na área do Folclore: Adivinhas e Superstições (com Luís Sávio de Almeida), Lúdica folclórica (de parceria com José Maria Tenório Rocha), Artesanato de Alagoas (também de parceria com José Maria Tenório Rocha), Folclore: música dança e torneio (1979), Adivinhas, Pastoril e Andanças pelo Folclore (1998), além de artigos publicados em revistas e jornais.
Sobre o programa- Idealizado pelo saudoso folclorista Ranilson França, o Balançando o Ganzá voltou em 2011 a fazer parte da programação da TVE, repaginado, com nova identidade visual e linguagem de documentário, mas sempre com o propósito dar visibilidade aos folguedos e a cultura popular do nosso estado. As estreias do programa acontecem sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação às terças-feiras, às 11h15, e às sextas-feiras, às 7h45.